Materiais:
lençol, aparelho de som, cd.
1. Antes de dar início à atividade, explique-a com detalhes à turma.
2. Uma vez dadas as instruções, faça uma roda com as crianças, onde todas
devem segurar nas extremidades do lençol.
3. Em seguida, crie, juntamente com os alunos, movimentos variados e
convide-os a perceberem os sons produzidos pelos movimentos do lençol.
4. É interessante intercalar movimentos rápidos e lentos.Sugerimos que,
primeiramente as crianças realizem os movimentos sentadas e em roda para
somente num segundo momento fazerem o mesmo em pé.
VARIAÇÃO
1:
1. Inicie a atividade solicitando às crianças que se posicionem em roda,
segurando as extremidades do lençol.
2. Em seguida, coloque um Cd e , respeitando o ritmo e a intensidade de
cada música, crie, juntamente com a turma, movimentos utilizando o lençol.
3. A atividade se torna interessante quando a expressão corporal é ampliada
e se explora o espaço físico.
4. Dica: Coloque apenas um trecho de cada música para que as crianças se
sintam estimuladas a participar da atividade.As atividades com o lençol
favorecem a percepção e a interação entre as crianças do grupo.
VARIAÇÃO 2:
1. Estique o lençol sobre o chão da sala e convide as
crianças a se posicionarem ao redor dele.
2. Coloque a música escolhida para tocar e solicite
que as crianças dancem no espaço determinado ao redor do lençol. Quando a
música for interrompida(ou seja, quando você apertar pause) as crianças
deverão se posicionar sobre o lençol, obedecendo aos seus comandos. Por
exemplo: sentadas, somente com o pé direito ou somente com o esquerdo, colocar
somente as palmas da mão, deitadas, sentadas e batendo palmas etc.
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