sábado, 21 de maio de 2011

DANÇA DO LENÇOL


Materiais: lençol, aparelho de som, cd.


1.    Antes de dar início à atividade, explique-a com detalhes à turma.
2.    Uma vez dadas as instruções, faça uma roda com as crianças, onde todas devem segurar nas extremidades do lençol.
3.    Em seguida, crie, juntamente com os alunos, movimentos variados e convide-os a perceberem os sons produzidos pelos movimentos do lençol.
4.    É interessante intercalar movimentos rápidos e lentos.Sugerimos que, primeiramente as crianças realizem os movimentos sentadas e em roda para somente num segundo momento fazerem o mesmo em pé.

VARIAÇÃO 1:

1.    Inicie a atividade solicitando às crianças que se posicionem em roda, segurando as extremidades do lençol.
2.    Em seguida, coloque um Cd e , respeitando o ritmo e a intensidade de cada música, crie, juntamente com a turma, movimentos utilizando o lençol.
3.    A atividade se torna interessante quando a expressão corporal é ampliada e se explora o espaço físico.
4.    Dica: Coloque apenas um trecho de cada música para que as crianças se sintam estimuladas a participar da atividade.As atividades com o lençol favorecem a percepção e a interação entre as crianças  do grupo.

VARIAÇÃO 2:

1.    Estique o lençol sobre o chão da sala e convide as crianças a se posicionarem ao redor dele.
2.    Coloque a música escolhida para tocar e solicite que as crianças dancem no espaço determinado ao redor do lençol. Quando a música for interrompida(ou seja, quando você apertar pause) as crianças deverão se posicionar sobre o lençol, obedecendo aos seus comandos. Por exemplo: sentadas, somente com o pé direito ou somente com o esquerdo, colocar somente as palmas da mão, deitadas, sentadas e batendo palmas etc.

Nenhum comentário: