Pesquisadores afirmam que os
jovens na fase dos primeiros namoros devem receber orientações sobre sexo sem
mitos nem preconceitos
Falar de sexo com crianças e
adolescentes é papel dos pais, certo? Sim, mas é importante que esse assunto
também seja abordado em outros ambientes de convivência dos jovens,
principalmente na escola.
Afinal é no ambiente de estudos que aparecem as principais mudanças nas relações afetivas
entre as crianças e os jovens: no primeiro ciclo de aprendizagem, o namoro
inocente; já no Ensino Médio, namoros que fomentam vontades e descobertas sexuais se
tornam mais comuns. "Hoje o sexo é
abordado livremente na televisão e nas revistas. É preciso tratar do assunto
também na escola", diz Ademar Francisco da Silva, coordenador da Escola
Estadual Ary Corrêa, de Ourinhos, interior de São Paulo. "A escola tem de
informar os alunos e tirar suas dúvidas, porque estudante precisa conhecer
cientificamente o que acontece com seu corpo", completa. Ainda que o
assunto seja tabu para muitas famílias, é preciso assumir o tema precisa ser
abordado com os jovens já que o sexo está presente na vida.
Qual deve ser o foco da discussão sobre sexo? A pesquisa "Retrato do Comportamento Sexual do Brasileiro", realizada pelo Ministério da Saúde em 2009 com 8 mil pessoas, mostra que 35,4% dos brasileiros fizeram sexo antes dos 15 anos de idade. É fato: crianças e adolescentes estão descobrindo a sexualidade e os limites do próprio corpo cada vez mais cedo. Por isso o foco deve ser a orientação sexual, mesmo. É preciso passar a informação sem reforçar mitos e preconceitos e possibilitando o diálogo da forma mais aberta possível. E isso deve acontecer tanto na escola quanto em casa.
"Existe uma crença equivocada de que fornecer Educação Sexual é o mesmo que incentivar a inicialização da vida sexual na escola", diz Isabel Botão, técnica do Departamento de DST/ AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Ela acredita que é indispensável a criação de um canal confiável de debate sobre o tema nas escolas, local onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte do tempo. "Sexo faz parte do cotidiano do jovem, não adianta negar", diz.
Tire aqui as suas dúvidas sobre a Educação Sexual na escola:
Qual deve ser o foco da discussão sobre sexo? A pesquisa "Retrato do Comportamento Sexual do Brasileiro", realizada pelo Ministério da Saúde em 2009 com 8 mil pessoas, mostra que 35,4% dos brasileiros fizeram sexo antes dos 15 anos de idade. É fato: crianças e adolescentes estão descobrindo a sexualidade e os limites do próprio corpo cada vez mais cedo. Por isso o foco deve ser a orientação sexual, mesmo. É preciso passar a informação sem reforçar mitos e preconceitos e possibilitando o diálogo da forma mais aberta possível. E isso deve acontecer tanto na escola quanto em casa.
"Existe uma crença equivocada de que fornecer Educação Sexual é o mesmo que incentivar a inicialização da vida sexual na escola", diz Isabel Botão, técnica do Departamento de DST/ AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Ela acredita que é indispensável a criação de um canal confiável de debate sobre o tema nas escolas, local onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte do tempo. "Sexo faz parte do cotidiano do jovem, não adianta negar", diz.
Tire aqui as suas dúvidas sobre a Educação Sexual na escola:
A Educação Sexual é muito mais do
que a questão reprodutiva. O ensino nas escolas pode enfatizar tanto a questão
do prazer quanto a do direito ao livre exercício da sexualidade. Mas lembre-se:
como já dissemos, cabe à família e às instituições de ensino orientar qual a
maneira mais segura e responsável de desfrutar dessa liberdade.
Hoje o Brasil não tem nenhuma lei
que obrigue as escolas a inserirem a Educação Sexual em seus currículos. Porém,
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem que o assunto seja
trabalhado em todas as disciplinas, sempre que uma oportunidade aparecer.
"Orientação Sexual envolve sentimentos e desejos e, portanto, não pode ser
abordada só com explicações sobre o funcionamento do aparelho reprodutor e palestras
médicas nas aulas de Ciências", afirma Antonio Carlos Egypto, psicólogo e
coordenador do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual,
em São Paulo. Mesmo sem uma legislação específica, o número de instituições que
abordam a Educação Sexual em diversas áreas do aprendizado tem aumentado. Além
disso, projetos nacionais que abordam a sexualidade relacionada à saúde ganham
cada vez mais força no ambiente escolar. Um exemplo é o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
criado em 2003, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o MEC. O
Programa tem como objetivo promover a saúde sexual, reduzir a vulnerabilidade
de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à
infecção pelo HIV e à gravidez não-planejada. Qualquer escola pode aderir ao
Programa Saúde e Prevenção. Basta entrar em contato com a Secretaria de
Educação do respectivo Estado.
O tema deve ser tratado na escola
abordando a questão dos direitos sexuais, mas alertando para a importância da
responsabilidade e da necessidade da prevenção de doenças sexualmente
transmissíveis, como Aids e hepatites virais. Para tanto, é necessário que
gestores, profissionais da área da saúde e da Educação e toda comunidade
escolar assumam esse compromisso de maneira pedagógica, sem passar por cima de
valores e culturas familiares.
Educadores aconselham que sejam
feitas reuniões pedagógicas para explicar aos pais de que maneira o sexo será
abordado no currículo. É nesses espaços que você, pai, deve manifestar suas
dúvidas sobre a Educação Sexual nas escolas ou mesmo reclamações sobre a forma
como o conteúdo tem sido passado ao seu filho. Afinal, a abordagem do tema de
maneiras extremas - "sexo é proibido antes do casamento" ou
"transar com muitos parceiros sem preocupação não traz nenhum
problema" - não é saudável para aprendizagem e muito menos corresponde a
um método pedagógico de ensino. "Quando
a criança consegue transmitir ao pai a Educação Sexual que aprende na escola de
forma didática e a família entende que o aluno está sendo informado com o uso
de termos científicos, os pais ficam tranqüilos", conta o coordenador da
Escola Estadual Ary Corrêa, em Ourinhos (SP), Ademar Francisco da Silva, que,
quando dava aulas de Ciências na escola, apostava em um perfil didático e
científico de abordagem. "Se vou falar de vagina, estou preparado para
falar daquilo de maneira didática: é um órgão do corpo humano. Depois, os
alunos já não dão mais risadas e tratam aquilo com seriedade, fazem perguntas e
prestam atenção nas explicações", garante Silva.
Na sala de aula, o recomendado
pelos pesquisadores e educadores que abordam o tema da sexualidade na juventude
é que os professores optem por metodologias mais fluidas do que, por exemplo,
por palestras de especialistas sobre o tema. "Recomendamos que eles optem
por metodologias participativas, aulas temáticas, discussões de vídeo,
oficinas, seminários, gincanas, teatro, atividades ligadas à cultura e à
arte", diz Isabel Botão, técnica do departamento de DST/ Aids e Hepatites
Virais do Ministério da Saúde. É
importante também que os professores de todas as disciplinas, principalmente
aqueles que se sentem mais à vontade para trabalhar a temática, abordem
questões sexuais nas salas de aula cotidianamente. "Acreditamos no canal
permanente e cotidiano de discussão", completa Isabel.
A família ainda tem um papel
essencial quando o assunto é sexo. Apesar da mudança na forma de abordagem,
falar de sexo com os filhos pode ser motivo de constrangimento para muitos
pais. Entretanto, é preciso assumir que, ainda que se tente evitar o assunto, o
sexo está presente em todas as faixas etárias, seja nos questionamentos mais
ingênuos de uma criança que está descobrindo o corpo - "Mamãe, por que eu
não tenho ‘pipi’?" -, seja na adolescência, quando os hormônios estão em ebulição e
meninas e meninos ficam sedentos por informações ligadas à vida sexual. Essas
situações são exemplos que ajudam a identificar quando é o momento de falar
sobre questões sexuais com o seu filho.
Quando a criança ainda é muito
pequena, vale fazer analogias para explicar os apetites sexuais. Uma boa
explicação é a de que um cheiro gostoso de comida faz a gente sentir vontade de
comer e um vento frio faz a pele se arrepiar. Do mesmo modo, algumas imagens
(como um casal que se beija, por exemplo) estimulam os órgãos sexuais. Já com os mais velhos, pode ser uma conversa
aberta sobre a necessidade do uso de métodos de proteção para a hora do sexo
(caminhas masculinas e femininas, pílulas anticoncepcionais etc). Deixe claro
ao seu filho que a intenção das conversas não é simplesmente ensiná-lo a usar
esses métodos preventivos de forma prática, mas sim refletir sobre o seu uso
correto, com a devida atenção e responsabilidade. Nessas horas, livros também
podem ser bons aliados. Você pode encontrar obras específicas para tratar do
assunto nas livrarias. E a leitura pode ser feita junto com a criança ou
adolescente ou ele pode ler sozinho. É sempre importante agir da forma que for
mais agradável para o jovem e para o adulto.
Desde 2009, em Portugal, a lei nº
60 estabelece a aplicação da Educação Sexual em meio escolar nas instituições
públicas e privadas de ensino básico do país. Entre os principais objetivos da
lei, está o desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas
seguras no campo da sexualidade; a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais
entre os alunos; a redução de consequências negativas dos comportamentos
sexuais de risco, como a gravidez indesejada e as doenças sexualmente
transmissíveis; e capacidade de proteção diante de todas as formas de exploração
e de abuso sexuais. Já na Argentina,
mesmo enfrentando diversas críticas, em 2006, o Congresso Nacional sancionou
uma lei que obriga a Educação Sexual no currículo das escolas públicas e
privadas. Com a entrada da lei em vigor, o Manual de Formação dos Professores
passou a ser distribuído nas escolas do país. O material tem capítulos
dedicados à Educação Sexual e à prevenção contra a Aids. Um dos casos mais interessantes é o da
Inglaterra. Em 2008, o país tornou obrigatória nas escolas a criação de uma
disciplina responsável por orientar alunos sobre temas pessoais, sociais e de
saúde, incluindo a Educação Sexual. A disciplina é obrigatória para estudantes
dos cinco aos 16 anos. Nos primeiros anos de ensino, os estudantes aprendem
sobre as partes do corpo. E o ensino sobre reprodução humana só acorre quando
as crianças estão mais velhas.
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