PRINCIPIOS
DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
São os seguintes:
·
Aceitação das diferenças com naturalidade;
·
Valorização da diversidade humana;
·
Respeito mútuo;
·
Direito de pertencer;
·
Crença na viabilidade de todos aprenderem
juntos;
·
Aprendizado cooperativo;
·
Crença no papel inclusivo de toda comunidade
escolar;
·
Importância dos pais como parceiros
educativos;
·
Colaboração entre os professores.
COMPONENTES
DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
·
Os alunos freqüentem classes comuns com
colegas não deficientes da mesma faixa etária;
·
Preparo do professor para ensinar a todos
indiscriminadamente;
·
Currículo adaptado;
·
Métodos diversificados.
PRÁTICAS INCLUSIVAS E ABRANGENTES NA ESCOLA
·
Envolvimento dos pais;
·
Liderança visionária;
·
Aceitação incondicional;
·
Uso revisado da avaliação progressiva;
·
Suportes para a inclusão (condições
estruturais e técnicas);
·
Suporte para os professores: consultorias,
supervisão, parcerias, horários flexíveis para o planejamento.
PRÁTICAS
INCLUSIVAS
·
Iniciativas institucionais;
·
Instrução multinível;
·
Aprendizagem baseada em atividades;
·
Abordagem de linguagem oral;
·
Apoio de pares e programa tutoriais;
Nenhum comentário:
Postar um comentário