quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


PRINCIPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 São os seguintes:

·         Aceitação das diferenças com naturalidade;

·         Valorização da diversidade humana;

·         Respeito mútuo;

·         Direito de pertencer;

·         Crença na viabilidade de todos aprenderem juntos;

·         Aprendizado cooperativo;

·         Crença no papel inclusivo de toda comunidade escolar;

·         Importância dos pais como parceiros educativos;

·         Colaboração entre os professores.

COMPONENTES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

·         Os alunos freqüentem classes comuns com colegas não deficientes da mesma faixa etária;
·         Preparo do professor para ensinar a todos indiscriminadamente;
·         Currículo adaptado;
·         Métodos diversificados.


PRÁTICAS INCLUSIVAS E ABRANGENTES NA ESCOLA

·         Envolvimento dos pais;

·         Liderança visionária;

·         Aceitação incondicional;

·         Uso revisado da avaliação progressiva;

·         Suportes para a inclusão (condições estruturais e técnicas);

·         Suporte para os professores: consultorias, supervisão, parcerias, horários flexíveis para o planejamento.


PRÁTICAS INCLUSIVAS

·         Iniciativas institucionais;

·         Instrução multinível;

·         Aprendizagem baseada em atividades;

·         Abordagem de linguagem oral;

·         Apoio de pares e programa tutoriais;

Atividades extraclasses, com cooperação e colaboração.

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