Identificação – A escola apresenta seus dados de
identificação (nome, endereço...)
Introdução - A escola/instituição apresenta seu
projeto político pedagógico, explicitando suas concepções quanto a esta matéria
e relata aspectos que julgar importantes do processo de elaboração do
documento, incluindo envolvimento com as famílias, comunidade, conforme aponta
a letra “c”, do artigo 10 da Resolução 003/01 do CME. A redação desta parte
deve ser feita ao final do processo.
Histórico – Apresentar a história da escola;
como surgiu, por que, em que ano teve origem, como é mantida, para qual
comunidade, houve mudanças de sede, qual a influência do trabalho realizado
pela escola na comunidade.
Diagnóstico - Descrever como é a comunidade e a
situação do entorno da escola, características da comunidade (culturais e
sociais), situação socioeconômica das famílias atendidas, como acontece a
inserção da escola nesta comunidade (relações), diagnóstico da realidade global
na qual a instituição está inserida (cidade, bairro), explicitar como a
instituição “vê” o mundo ao seu redor.
Fundamentos - A escola/instituição apresenta as
concepções/visões/princípios que norteiam seu projeto político pedagógico,
detalha como embasa suas concepções no que se refere a: criança, infância,
desenvolvimento infantil, aprendizagem, escola e educadores; como prevê e pensa
a educação inclusiva, o acolhimento às diferenças de gênero, etnia, raça e
religião. Definir sua linha pedagógica e quais teóricos utilizados para embasar
sua prática pedagógica diária. Levar em conta os princípios:
•
Filosóficos:
Visão de mundo, sociedade, homem, conhecimento, criança, infância, instituição
de Educação Infantil, educador/a.
• Socioantropológicos: Visão do contexto sociocultural das crianças e de suas famílias, concepções sobre as relações com as famílias, com a comunidade, com outras entidades, movimentos sociais, órgãos da cidade.
• Psicopedagógicos: Visão de desenvolvimento infantil, de ensino-aprendizagem, de construção do conhecimento.
• Socioantropológicos: Visão do contexto sociocultural das crianças e de suas famílias, concepções sobre as relações com as famílias, com a comunidade, com outras entidades, movimentos sociais, órgãos da cidade.
• Psicopedagógicos: Visão de desenvolvimento infantil, de ensino-aprendizagem, de construção do conhecimento.
Planejamento
– Explicitar a
concepção de planejamento e a organização interna (espaços e tempos),
fundamentando com base em referencial teórico. Como planeja sua ação educativa,
como organiza os espaços e tempos, como faz as reuniões, com que periodicidade,
quem participa, quem planeja, como documenta e registra o planejamento.
Organização
da ação educativa
- Explicitar como a escola/instituição planeja a ação didático-pedagógica, qual
metodologia é utilizada (pedagogia de projetos, rede temática, tema gerador,
linguagens geradoras...), bem como a fundamentação teórica que a sustenta.
Explicitar quais eixos de trabalho são priorizados e como garantem acesso às
diferentes manifestações culturais, respeitando as diversas linguagens e
expressões, como promove a integração entre elas, como integra as diversas
áreas do conhecimento e os aspectos da vida cidadã numa abordagem interdisciplinar.
Resolução 003/01, artigo 10, do CME.
Acompanhamento
e registro –
Explicitar concepções e critérios sobre a avaliação. Explicar como avaliam,
para quê, quem participa do processo, como documentam qual a periodicidade.
Esclarecer o que compõe o documento final (relatório, ficha, produções das
crianças, portfólio...), de que maneira é entregue e para quem. Informar que é
avaliado: crianças, profissionais, escola, comunidade, família.
Organização
dos grupos etários
– Definir como estão organizados os grupos e quais os critérios utilizados para
esta classificação, nome dos grupos e se há diferença na organização entre os
turnos. Citar a legislação referente ao número de crianças e adultos que as
atendem, e também a relação criança/m².
Citar a Resolução 003/01 – CME e a Lei Complementar nº544/06 – SMOV.
Citar a Resolução 003/01 – CME e a Lei Complementar nº544/06 – SMOV.
Organização
do Ambiente Físico
- Apresentar o espaço físico destacando a funcionalidade dos ambientes
relacionando com a fundamentação pedagógica de opção da escola. Não são
necessários o detalhamento do ambiente e a descrição do mobiliário.
Preferencialmente, utilizar seu referencial teórico.
Equipe
Multiprofissional
– Apresentar toda a equipe que trabalha na escola, não colocando as suas
atribuições, mas sim a inserção destes profissionais no currículo da escola.
Informar se há atividades/oficinas extras, definindo por que são oferecidas e
como acontecem. No caso de serem opcionais, explicitar como é o atendimento às
crianças que não participam destas. Citar a formação dos profissionais e se
está em conformidade com a Resolução 003/01-CME, nos artigos 12, 13, 14, 17.
Referências - Item no qual a escola coloca as
referências bibliográficas e/ou virtuais que foram utilizadas na construção do
Projeto Político-Pedagógico.
Dicas- Evitar nomes próprios, ano e números que possam ser alterados anualmente;
- Entregar cópia sem encadernar;
- Fazer correção ortográfica geral do texto;
- Não fazer cópias de sites da Internet, a não ser que sejam mencionados nas referências;
- Na edição final utilizar as normas da ABNT;
- Não ilustrar com fotos e outros anexos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário