Década de 30
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A educação de adultos começa a
delimitar seu lugar na história da educação no Brasil.
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Década de 40
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Ampliação da educação
elementar, inclusive da educação de jovens e adultos. Nesse período, a
educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de Massa.
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Década de 50
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A Campanha se extinguiu antes
do final da década. As críticas eram dirigidas tanto às suas deficiências
administrativas e financeiras, quanto à sua orientação pedagógica.
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Década de 60
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O pensamento de Paulo Freire,
assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspira os
principais programas de alfabetização do país.
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Ano de 1964
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Aprovação do Plano Nacional de
Alfabetização, que previa a disseminação por todo o Brasil, de programas de
alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire. Essa proposta foi
interrompida com o Golpe Militar e seus promotores foram duramente
reprimidos.
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Ano de 1967
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O governo assume o controle dos
Programas de Alfabetização de Adultos, tornando-os assistencialistas e
conservadores. Nesse período lançou o MOBRAL – Movimento Brasileiro de
Alfabetização.
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Ano de 1969
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Campanha Massiva de
Alfabetização
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Década de 70
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O MOBRAL expandiu-se por todo o
território nacional, diversificando sua atuação. Das iniciativas que
derivaram desse programa, o mais importante foi o PEI – Programa de Educação
Integrada , sendo uma forma condensada do antigo curso primário.
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Década de 80
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Emergência dos movimentos
sociais e início da abertura política. Os projetos de alfabetização se
desdobraram em turmas de pós-alfabetização.
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Ano de 1985
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Desacreditado, o MOBRAL foi
extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar, que apoiava, financeira
e tecnicamente, as iniciativas do governo, das entidades civis e das
empresas.
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Década de 90
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Com a extinção da Fundação
Educar, criou-se um enorme vazio na Educação de Jovens e Adultos.
Alguns estados e municípios
assumiram a responsabilidade de oferecer programas de Educação de Jovens e
Adultos.
A história da Educação de
Jovens e Adultos no Brasil chega à década de 90 reclamando reformulações
pedagógicas.
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Ano de 1990
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Acontece na Tailândia/Jomtiem,
a Conferência Mundial de Educação para Todos, onde foram estabelecidas
diretrizes planetárias para a Educação de Crianças, Jovens e Adultos.
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Ano de 1997
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Realizou-se na
Alemanha/Hamburgo, a V Conferência Internacional de Educação de Jovens,
promovida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas). Essa conferência
representou um importante marco, a medida em que estabeleceu a vinculação da
educação de adultos ao desenvolvimento sustentável e eqüitativo da
humanidade.
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Ano de 1998
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A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação – LDB 9394/96, dedica dois artigos (arts. 37 e 38), no Capítulo da
Educação Básica, Seção V, para reafirmar a obrigatoriedade e a gratuidade da
oferta da educação para todos que não tiveram acesso na idade própria.
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Ano de 2000
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Sob a coordenação do
Conselheiro Carlos Roberto Jamil Cury, é aprovado o Parecer nº 11/2000 –
CEB/CNE, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de
Jovens e Adultos. Também foi homologada a Resolução nº 01/00 – CNE.
Em Mato Grosso, foi
homologada a Resolução nº 180/2000 – CEE/MT, que aprovou o Programa de EJA
para as escolas do Estado, a partir de 2002.
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quarta-feira, 21 de setembro de 2011
QUADRO SINTESE DE MARCOS LEGAIS DA EJA
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ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...
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A sequência abordará o tema: Respeito aos Valores Individuais. Este foi escolhido ante a necessidade das turmas aprofundarem o tema. Co...
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Português - Contar a história por antecipação , com entonação e indagando as informações que poderão estar na continuação da história; ...
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