ATENDIMENTO DOMICILIAR:
atendimento educacional prestado ao portador de necessidades especiais em sua
casa, diante de impossibilidade de sua freqüência à escola.
CLASSE COMUM: atendimento em
ambiente escolar regular, no modelo de inclusão, sendo matriculados alunos com
necessidades educacionais especiais que possuam condições de acompanhar e
desenvolver atividades curriculares programadas para o ensino comum e que podem
beneficiar-se delas.
CLASSE HOSPITALAR: ambiente
hospitalar que possibilita o atendimento de crianças e jovens internados,
portadores de necessidades especiais, que estejam em tratamento hospitalar.
CLASSE ESPECIAL: atendimento
em sala de aula em escolas de ensino regular, organizado de forma adequada e em
próprio, adequado ao processo de ensino-aprendizagem do alunado da educação
especial, o professor especializado na área da deficiência mental utiliza
métodos, técnicas, procedimentos didáticos e recursos pedagógicos especializados.
SALA DE RECURSO MULTIMIDIA:
local com equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos a natureza
das necessidades educacionais especiais do alunado, no qual se oferece a
complementação do atendimento educacional em classe comum, o aluno deve ser
atendido individualmente ou em pequenos grupos, por professor especializado e
em horário diferente do que freqüenta o ensino regular.
CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO
ESPECIAL: serviço de apoio especializado de natureza pedagógica, ofertado nos
estabelecimentos de ensino regular, com atividades desenvolvidas de acordo com
áreas e necessidades dos alunos.
ENSINO COM PROFESSOR
ITINERANTE: trabalho desenvolvido em várias escolas por professor especializado
que periodicamente trabalha com educando portador de necessidades especiais e
com o professor de classe comum, proporcionando-lhes orientação, ensinamentos e
supervisão adequados.
ESCOLA ESPECIAL: instituição
especializada, destinada a prestar atendimento psicopedagogico a educandos
portadores de deficiências (mental, física, visual, auditivas, múltiplas) e de
condutas típicas, onde são oferecidos profissionais qualificados, currículos
adaptados, programas e procedimentos metodológicos diferenciados, apoiados em
equipamentos e materiais didáticos específicos, esses alunos requerem atenção
individualizada nas atividades da vida autônoma e social, alem de apoio intenso
e continuo, flexibilização e adaptação curricular significativa.
SALA DE ESTIMULAÇÃO
ESSENCIAL: local destinado ao atendimento do portador de deficiência de zero a três
anos e de crianças que necessitem de um cuidado maior, onde são desenvolvidas
atividades terapêuticas e educacionais voltadas para o seu desenvolvimento
global.
OFICINAS PEDAGOGICAS-ENSINO
PROFISSIONALIZANTES: ambiente destinado ao desenvolvimento de habilidades e
aptidões, por meio de atividade de trabalho orientada para o ensino/aprendizagem
nas diversas áreas do desempenho profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário