LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA/PRONTIDÃO
OBJETIVO
Ampliar a coordenação
viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
Desenvolver vocabulário,
linguagem e a comunicação entre os alunos.
Reconhecer, ler e
escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
Desenvolver interesse e
atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
Preparar o aluno para
que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
Iniciação as famílias
silábicas.
CONTEÚDO
Período Preparatório:
traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto,
pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno
pedagógico, etc.
Estudo das vogais:
reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
Encontros Vocálicos:
identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
Estudo do Alfabeto:
identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as
letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
Famílias Silábicas:
proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma
natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
Utilizar: caderno,
atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
Confeccionar cartazes,
murais, parlendas, poesias e etc.
Histórias, músicas,
vídeo e livros.
Atividades com sucatas
(ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e
material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e
diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos
alunos.
Correção das lições e
atividades.
Verificação da
aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios
gráficos.
MATEMÁTICA – JARDIM II
OBJETIVO
Desenvolver
e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as
atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra
assimilação e aprendizagem.
Identificar
números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
Desenvolver
raciocínio lógico-matemático.
Desenvolver
o processo de adição.
CONTEÚDO
Estruturas
Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos;
identificação/comparação.
Numerais:
revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e
dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente,
mais/menos, cheio/vazio.
Operação
com Números: adição: total até 9.
Espaço
e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/
atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último,
direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo,
retângulo, quadrado).
Medidas:
tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
Fração:
inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
Utilizar:
figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado,
atividades gráficas.
Confeccionar:
cartazes, murais, fichas, números.
Recorte,
colagem e pintura.
Atividade
com sucatas.
Músicas
e histórias.
Jogos,
brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades realizadas pelos
alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e
aprendizagem.
Avaliação contínua e diária desenvolvendo
raciocínio lógico-matemático.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
Desenvolver
a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
Desenvolver
habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
Desenvolver
o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver
a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
Desenho.
Pintura.
Impressão.
Recorte.
Alinhavo.
Tapeçaria.
Colagem.
Modelagem.
Dobradura.
Montagem.
Construção.
ESTRATÉGIA
Atividades
gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
Tinta,
pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
Revista,
jornal e sucata.
Barbante,
lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária
através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de
desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho,
atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Identificar
as diversas partes do corpo e suas funções.
Formar
bons hábitos de higiene e saúde.
Identificar
o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
Identificar
e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
Identificar,
distinguir e caracterizar os animais.
Desenvolver
habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
Explorar
o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
As
Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
Alimento/Culinária.
Plantas/Horticultura.
Animais.
ESTRATÉGIA
Explorar
o meio em que estamos.
Confecção
de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas
colagens, recortes.
Horta.
Passeios,
excursões.
Atividades
com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
Músicas,
histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
Alimentos
(frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das
atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade
de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem,
capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
Adaptar
a criança à escola e à vida social.
Promover
condições de um convívio agradável.
Desenvolver
atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir
habilidades sociais.
Compreender
a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre
si.
Desenvolver:
atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e
habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
Eu/Família.
Casa/Comunidade.
Escola.
Meios
de Transporte/Meios de Comunicação.
Datas
Comemorativas:
(Alguns
exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais,
07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos,
cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas
(atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas,
bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das
atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica
o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento,
espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das
atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
Desenvolver
algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
Executar
as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
Desenvolver
a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
Cores.
Números.
Nomes
de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
Músicas.
ESTRATÉGIA
Vídeo.
Cartazes.
Desenhos.
Atividades
gráficas.
Pintura,
colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos
exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem,
assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
habituá-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,
etc.
Permitir que a criança seja independente.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar
a criança a participar das atividades de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário