LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONALISTA
Teresa Ferreira
PLANO
DE AULA:
CONTOS
QUE EU GOSTO.
ANO/SÉRIE: Educação Infantil/ II Período/ 5 Anos
TEMPO: 4 aulas
CONTEÚDOS: Literatura – oralidade – compreensão textual
– produção escrita – gramática
OBJETIVOS:
Identificar
os elementos organizacionais e estruturais dos contos
Desenvolver a seqüência lógica do
pensamento infantil
Registrar por meio de desenhos e escrita informações obtidas no conto
Ampliar o vocabulário
Realizar trabalhos artísticos bidimensionais
Registrar e reconhecer quantidades
Desenvolver o apreço pela leitura
RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros; Lápis de cor; Papel, DVD, Fantoches, Cola, Varetas, Tesouras,
Etc.
ESTRUTURA DAS AULAS
ATIVIDADES:
1.
Momento: (Oralidade e Literatura/
Matemática)
A professora iniciará a aula em uma roda de conversa sobre as histórias
que as crianças mais gostam, com perguntas:
a) Quem gosta de ouvir histórias?
b) Quais histórias
vocês costumam ouvir?
c) Porquê?
d) Gostam de
histórias com principes e princesas?
e) Dentre esses
livros de contos qual vocês mais gostam?
Após conversarem sobre as preferências da turma a professora
apresentará o conto a Bela e a
Fera por meio da dramatização em fantoches, instigando a curiosidade dos alunos
com os fatos da narração.
Depois, a professora irá propor as crianças a
realização de uma pesquisa em grupo com as turmas de educação infantil, onde
será marcado um tracinho dentro do quadro para a escolha das crianças
pesquisadas.: Qual história/conto você mais gosta?
( ) Bela Adormecida ( ) Branca de Neve ( ) A Bela e a Fera
( ) O Gato de Botas ( ) Cinderela ( ) Rapunzel
Após a coleta dos dados, a turma
juntamente com a professora organizarão uma tabela de preferência da
Educação Infantil sobre os contos clássicos. E visitarão a biblioteca, onde
poderão ler os contos apontados na pesquisa.
2. Momento:
(Compreensão textual e Oralidade)
Em seguida a
professora apresentará o livro A Bela e a Fera, permitindo que as crianças
analisem a capa e ilustrações durante contação da história. Em seguida, a
professora irá propor uma conversa sobre a história, destacando: nome do conto,
personagens, local dos acontecimentos, etc. E exibirá o filme em DVD para maior
fixação do enredo pelas crianças.
3. Momento: (Produção Escrita e Gramática)
Logo após a
conversa e a exibição do filme a professora pedirá aos alunos que representem
por meio do desenho o conto, através de votação a turma escolherá qual
personagem irá desenhar. Em seguida cada criança será solicitada a escrever uma
pequena legenda com o nome do personagem desenhado, neste momento a professora
fará observações sobre ortografia e pontuação, quanto a uso de letra maiúscula
e minúscula, vírgula, ponto, etc. Ao término de cada escrita a professora
pedira que as crianças realizassem a leitura e abaixo transcreverá o nome do
personagem.
4.
Momento:
(Compreensão textual, Produção Escrita e Gramática)
Em seguida, as
crianças colarão em varetas os desenhos confeccionados e apresentarão seu
personagem a turmas, contando o que ele fez no conto, seguido de exposição nas
paredes da sala. Logo após, a professora irá propor uma escrita coletiva do conto,
a tendo como escriba e os alunos como narradores, serão observados nesta
produção os elementos grafofônicos, ortográficos e gramáticos, levando as
crianças a perceberem traços da linguagem escrita, inicio de parágrafo, tipos
de letras, pontuação e termos coloquiais e cultos.
AVALIAÇÃO:
Avaliação terá um caráter diagnóstico quando visa
ouvir as crianças no seu modo de pensa e suas estratégias de resolução, no
acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e
comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como
investigação para repensar nas ações planejadas em função de avanços e
dificuldades das crianças.
BIBLIOGRAFIA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário