domingo, 9 de junho de 2013

PLANO DE AULA


LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONALISTA
                                                                                                     Teresa Ferreira

PLANO DE AULA:
CONTOS QUE EU GOSTO.

ANO/SÉRIE: Educação Infantil/ II Período/ 5 Anos

TEMPO: 4 aulas

CONTEÚDOS: Literatura – oralidade – compreensão textual – produção escrita – gramática

OBJETIVOS:
Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos
Desenvolver a seqüência lógica do pensamento infantil
Registrar por meio de desenhos e escrita informações obtidas no conto
Ampliar o vocabulário
Realizar trabalhos artísticos bidimensionais
Registrar e reconhecer quantidades
Desenvolver o apreço pela leitura

RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros; Lápis de cor; Papel, DVD, Fantoches, Cola, Varetas, Tesouras, Etc.

ESTRUTURA DAS AULAS
ATIVIDADES:

1.    Momento: (Oralidade e Literatura/ Matemática)
A professora iniciará a aula em uma roda de conversa sobre as histórias que as crianças mais gostam, com perguntas:
       a) Quem gosta de ouvir histórias?
       b) Quais histórias vocês costumam ouvir?
       c) Porquê?
       d) Gostam de histórias com principes e princesas?
       e) Dentre esses livros de contos qual vocês mais gostam?

Após conversarem sobre as preferências da turma a professora apresentará o conto a Bela e a Fera por meio da dramatização em  fantoches, instigando a curiosidade dos alunos com os fatos da narração.

Depois, a professora irá propor as crianças a realização de uma pesquisa em grupo com as turmas de educação infantil, onde será marcado um tracinho dentro do quadro para a escolha das crianças pesquisadas.: Qual história/conto você mais gosta?

(      ) Bela Adormecida      (       )    Branca de Neve      (       )   A Bela e a Fera
(      ) O Gato de Botas       (       ) Cinderela                    (       ) Rapunzel
                                                                                             

Após a coleta dos dados,  a turma  juntamente com a professora organizarão uma tabela de preferência da Educação Infantil sobre os contos clássicos. E visitarão a biblioteca, onde poderão ler os contos apontados na pesquisa.

2.    Momento: (Compreensão textual e Oralidade)
Em seguida a professora apresentará o livro A Bela e a Fera, permitindo que as crianças analisem a capa e ilustrações durante contação da história. Em seguida, a professora irá propor uma conversa sobre a história, destacando: nome do conto, personagens, local dos acontecimentos, etc. E exibirá o filme em DVD para maior fixação do enredo pelas crianças.

3.    Momento: (Produção Escrita e Gramática)
Logo após a conversa e a exibição do filme a professora pedirá aos alunos que representem por meio do desenho o conto, através de votação a turma escolherá qual personagem irá desenhar. Em seguida cada criança será solicitada a escrever uma pequena legenda com o nome do personagem desenhado, neste momento a professora fará observações sobre ortografia e pontuação, quanto a uso de letra maiúscula e minúscula, vírgula, ponto, etc. Ao término de cada escrita a professora pedira que as crianças realizassem a leitura e abaixo transcreverá o nome do personagem.

4.    Momento: (Compreensão textual, Produção Escrita e Gramática)
Em seguida, as crianças colarão em varetas os desenhos confeccionados e apresentarão seu personagem a turmas, contando o que ele fez no conto, seguido de exposição nas paredes da sala. Logo após, a professora irá propor uma escrita coletiva do conto, a tendo como escriba e os alunos como narradores, serão observados nesta produção os elementos grafofônicos, ortográficos e gramáticos, levando as crianças a perceberem traços da linguagem escrita, inicio de parágrafo, tipos de letras, pontuação e termos coloquiais e cultos.

AVALIAÇÃO:
Avaliação terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as crianças no seu modo de pensa e suas estratégias de resolução, no acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como investigação para repensar nas ações planejadas em função de avanços e dificuldades das crianças.


BIBLIOGRAFIA:

 

 

Wanessa, Karla. PLANO DE AULA "FLOR AMARELA". Disponível em: http://karlawanessa.blogspot.com.br/2009/12/plano-de-aula-flor amarela.html  Acesso em 15. Mai. 2013.


Plano de Aula: Era uma vez... A hora do Conto. Disponível em: http://educacaoeinfanciaemfoco.blogspot.com.br/2009/07/plano-de-aula-era-uma-vez.html Acesso em15. Mai. 2013.


Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...