domingo, 23 de junho de 2013

ATIVIDADES PARA CASA EDUCAÇÃO INFANTIL





























PLANEJAMENTO ANUAL - JARDIM 2

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA/PRONTIDÃO

OBJETIVO

Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
Iniciação as famílias silábicas.

CONTEÚDO

Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.

ESTRATÉGIA

Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
Histórias, músicas, vídeo e livros.
Atividades com sucatas (ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.

Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.


MATEMÁTICA – JARDIM II

OBJETIVO

Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
Desenvolver o processo de adição.

CONTEÚDO

Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
Operação com Números: adição: total até 9.
Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
Fração: inteiro/metade.

ESTRATÉGIA

Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
Recorte, colagem e pintura.
Atividade com sucatas.
Músicas e histórias.
Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO

Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.

ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO

Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO

Desenho.
Pintura.
Impressão.
Recorte.
Alinhavo.
Tapeçaria.
Colagem.
Modelagem.
Dobradura.
Montagem.
Construção.

ESTRATÉGIA

Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
Revista, jornal e sucata.
Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.


CIÊNCIAS

OBJETIVO

Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
Formar bons hábitos de higiene e saúde.
Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO

As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
Alimento/Culinária.
Plantas/Horticultura.
Animais.

ESTRATÉGIA

Explorar o meio em que estamos.
Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas colagens, recortes.
Horta.
Passeios, excursões.
Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
Alimentos (frutas, verduras, legumes).


AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.



INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO

Adaptar a criança à escola e à vida social.
Promover condições de um convívio agradável.
Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir habilidades sociais.
Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO

Eu/Família.
Casa/Comunidade.
Escola.
Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
Datas Comemorativas:
(Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA

Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO

Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.

INGLÊS

OBJETIVO

Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO

Cores.
Números.
Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
Músicas.

ESTRATÉGIA

Vídeo.
Cartazes.
Desenhos.
Atividades gráficas.
Pintura, colagem e recorte.

AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

PROJETO: GESTÃO ESCOLAR: UMA INTENCIONALIDADE COMPARTILHADA

     
     AUTORAS:ESTEFÂNIA GOMES DE AMORIM
                          ÉRICA JERÔNIMO GUERRA ARAÚJO
                          JULIANA BARBOSA SANTOS
                           KALÍGENA BARROS
                           KARLA WANESSA HENRIQUE SILVA 
                           LINDALVA FERREIRA DE VASCONCELOS


     IDENTIFICAÇÃO Gestão Escolar: uma Intencionalidade Compartilhada

     JUSTIFICATIVA

As grandes reformulações ideológicas incutem mudanças velozes sem precedentes no ambiente das organizações. Segundo CHIAVENATO, 2002 a Escola das Relações Humanas e passou a focalizar o homem provocando o aparecimento de técnicas administrativas capazes de criar condições para uma efetiva melhoria do desempenho humano dentro das organizações. Assim padronização das regras e procedimentos está cedendo lugar a práticas alternativas desenhadas com base nas necessidades individuais dos funcionários.

Liderança, dentro desta nova perspectiva é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, tratado como uma habilidade da função de direção, portanto o gestor que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Segundo Silva (2002, p. 252), podem ser identificados cinco tipos de poder em um administrador, servindo estes como base para o desenvolvimento da liderança, sendo eles:

  • Poder de recompensa – é a capacidade de oferecer algo de valor a um resultado positivo;
  • Poder coercitivo – é a capacidade de punir ou reter resultados positivos;
  • Poder referencial – é a capacidade de influenciar o comportamento dos outros por causa do seu desejo de se identificar pessoal e positivamente com alguém admirado;
  • Poder de especialização – é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do conhecimento específico;
  • Poder legítimo – é a capacidade de influenciar o comportamento dos outros em virtude dos direitos do cargo que ocupa.
  • Poder carismático – capacidade de atrair a atenção e admiração daqueles à sua volta, inspirando seus liderados e levando-lhes a agir conforme suas palavras. 


Apresentado por Araújo (2009) que ainda segundo ele, trata-se de um traço de personalidade marcado por um charme e magnetismo pessoais, aliados a uma grande habilidade de comunicação pessoal e persuasão. O termo deriva do grego kharisma, que significa dom, ou favorecido por Deus/divindade. Maximiano (2006, p. 196) apresenta dois estilos de liderança, a liderança autocrata que ele define como liderança orientada para a tarefa e centralizada. E a liderança democrática onde a liderança é participativa e orientada para as pessoas. Maximiano (2006), Chiavenato (2001) acrescenta que a liderança autocrata, onde o líder impõe suas ordens ao grupo, gera consequências no comportamento do grupo como forte tensão, frustração e agressividade, nenhuma espontaneidade, nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade.Silva (2002, p.253) lembra que a liderança aparece em duas formas:
  • Liderança formal – que é a exercida por pessoas escolhidas para posições de autoridade nas organizações;
  •  Liderança informal – é exercida por pessoas que se tornam influentes pelas suas habilidades especiais.

Neste cenário, a centralização das decisões é uma característica forte no líder autocrata, que é desenhada dentro da ideia de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade sob os demais indivíduos, há um distanciamento dos outros colaboradores, envolve pessoas intermediarias possibilitando distorções, erros no processo de comunicação, fazendo os grupos expandir seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade. Considerando que todos os sistemas têm limitações, no sistema descentralizado estas podem ser identificadas como a falta de uniformidade nas decisões e nem sempre a equipe de colaboradores são profissionais no campo.

Diferente da centralização, na liderança democrática a descentralização na visão de Chiavenato (2001, p. 205) “permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando considerável aumento de eficiência”. Neste sentido ele oferece ao líder encontrar a melhor decisão, já que as pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-lo, aumenta a eficiência e a motivação dos colaboradores, e sua estrutura produz gerentes generalistas em vez de especialistas.

Para Angeloni (2003, p.52), surge um novo estilo gerencial que abandona o comando, o controle e o perfil de herói carismático, passando a atuar como projetista, professor e regente do grupo que o conduziu àquela posição, sendo responsável por fortalecer e ajudar as pessoas a expandirem suas capacidades de entender complexidades, esclarecer visões e aperfeiçoar modelos mentais compartilhados.Nesta perspectiva, este projeto propõe uma reformulação na concepção de gerir dentro da organização escolar em um encaminhamento de transição de uma gestão autocrática a uma gestão democrática, onde são valorizadas competências como comunicação, motivação, aprendizagem, confiança e maturidade.

      OBJETIVO GERAL

  • Propiciar à comunidade escolar a possibilidade de reconhecer os fundamentos da visão de gestão autocrática e democrática em suas atribuições bem como os papéis do gestor no processo de transformação mediante a construção da proposta educacional e pedagógica da escola.


4    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •      Analisar e refletir sobre a prática de gestão quanto aos estilos de gestão (autocrática e democrática)
  •   Considerar sobre os pressupostos da construção compartilhada de uma proposta educacional e pedagógica, reconhecendo a relevância da atuação do gestor na condução do trabalho educacional.


5       RESULTADOS ESPERADOS

– Valorização explícita da atuação participativa: a ação educacional é mais eficaz quando democrática;
– Esforço na busca da qualidade do trabalho da educação escolar superando-se a eficiência mecânica;

         METODOLOGIA

·         Reuniões de levantamento de informação e de debates para elencar os problemas e as possíveis soluções;

·         Elaboração e negociação de um plano de gestão destacando a valorização profissional, estimulando a equipe em prol do objetivo da escola com foco na criatividade, inovação e sinergia;

·         Formação e renovação de uma equipe pedagógica, delegando responsabilidades e delimitando funções;

·         Instituição e funcionamento de conselhos escolares;

·         Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

7        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE METAS

ETAPAS
FER
MAR
ABR
MAI
JUN
Reuniões para elencar os problemas e as possíveis soluções


X




Elaboração e negociação de um plano de gestão compartilhada



X



Formação e renovação de uma equipe pedagógica




X


Promover relações de cooperação entre a escola, família e a comunidade;




X



X



X



X


Instituição e funcionamento de conselhos escolares





X


          CONCLUSÃO

A liderança autocrática é uma forma extrema de liderança transacional onde nem sempre as ações visa ao bem estar social-psicológico e emocional dos seus liderados. Assim, a meta e o lucro planejado pela empresa, estão sempre em primeiro lugar. Nesse ambiente não há liderança e sim chefia e as decisões são centralizadas e discricionárias, de tal modo, cria-se um clima favorável ao cerceamento da liberdade, onde o objetivo de governo é se perpetuar no poder. As pessoas que compõem a equipe não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões despoletando elevadas níveis de absentismo e de insatisfação.

A concepção enraizada de gestão autocrática na organização educacional reflete a realidade da educação que permanece sem alteração desde que se tornou principio básico da educação brasileira pela lei 9394/96.O diálogo, a participação e a colaboração em construir um ambiente harmônico esta vinculada as questões sociais, como a construção da cidadania, já que envolvem aspectos da convivência coletiva, conceitos intrinsecamente relacionados à forma das empresas (escolas) se interessarem em agregar valores e pessoas como forma de valorização do seu capital humano e social.

O verdadeiro líder não é necessariamente o chefe, mas alguém que tem talento para orientar pessoas. As funções de liderança na atualidade têm três objetivos fundamentais: realizar os objetivos; constituir o grupo; manter o grupo e desenvolver os próprios indivíduos.Colocar a educação a serviço da transformação social exige promoção qualitativa dos sistemas de ensino como instrumentos de medidas administrativas e de alteração de infraestrutura. Após essa exploraçãodiagnostica a escola passa a planejar o currículo que tem objetivo organizar uma sequência lógica de ações concretas para atender a sua clientela(comunidade escolar) de forma satisfatória. Para Mileris (2008) “toda empresa quer que seus colaboradores se orgulhem de trabalhar nela e que se sintam compartilhando uma missão significativa”, incidindo em preparar o individuo no sentido que contribua em muitos aspectos para a eficiência educacional e social.

            REFERÊNCIAS

ANGELONI, Maria Terezinha, Organizações da era do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias/ coordenadora Maria Terezinha Angeloni, Ed. Saraiva. São Paulo, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto, Introdução à Teoria da Administração. 6º edição, Ed. Campus, Rio de Janeiro, 2001.

LUCRÉCIA. A Desvantagem da liderança autocráticana gestão de equipes. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-desvantagem-da-lideranca-autocratica-na-gestao-de-equipes/30632/

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, Introdução à Administração. Edição compacta, Ed. Atlas, São Paulo, 2006.

MORAES. Geraldo Leal de.A gestão autocrática ou por conflitos. Disponível em: http://geraldodialoga.blogspot.com.br/2010/03/florianopolis-24-de-marco-de-2010.html
SILVA, Reinaldo Oliveira, Teorias da administração. Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 2002.