terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATIVIDADES PARA PLANOS DE AULA


TEMA: Conhecendo minha escola.
CONTEÚDO: Reconhecimento de número no contexto do dia- a- dia;
                       Prática escrita e produção de texto;
                       Representação simbólica;
                       Contagem.
OBJETIVOS: Observar os números existentes na escola;
                       Quantificar números de alunos;
                       Escrever palavras do contexto em estudo.
ATIVIDADES:
1.    Roda de leitura: Texto ou poema que aborde o tema escola discuta-o com a turma.
2.    Realização de um passeio pela escola reconhecendo as dependências, peça que as crianças observem os números dispostos no ambiente.
3.    Socialize em roda as observações feitas pelas crianças, saliente as funções dos numerais no meio social, ou seja, o que eles representam: valor, tamanho, etc.
4.    Forme grupos e peça que escrevam o nome da escola em faixas previamente preparadas, auxilie os que apresentam dificuldades.
5.    Recorte as faixas de cada grupo peça que as ordenem, problematize a situação: Qual palavra está aqui? O nome da nossa escola começa com esta palavra? E que letra é essa. Etc.
6.    Depois converse com a sala sobre a origem do nome da escola, porque eles acham que ela recebeu este nome, explore bastante esta situação, permita que por meio de indagações eles elaborem hipóteses variadas.
7.    Elabore com a turma uma entrevista com o diretor da escola sobre a origem do nome da escola e o histórico dela. São perguntas interessantes: Porque escolheram esse nome para nossa escola? Onde ela se localiza? Quantos anos ela tem? Etc.
8.    Convide o diretor e realize a entrevista, após socialize as aprendizagens.
9.    Ofereça as crianças um auto-ditado com as dependências da escola, dos profissionais e dos materiais escolares, aqui você pode abordar as diferentes profissões, como é o processo de transformações dos materiais, etc.
10. Construa um gráfico ou tabela com a quantidade de alunos da escola ou da sala, discrimine com as crianças o numero de meninos e de meninas.
11. Confeccione com as crianças placas de incentivo a preservação do ambiente escolar.

Nenhum comentário: