TEMA: Conhecendo minha
escola.
CONTEÚDO: Reconhecimento de
número no contexto do dia- a- dia;
Prática escrita e
produção de texto;
Representação simbólica;
Contagem.
OBJETIVOS: Observar os
números existentes na escola;
Quantificar números de alunos;
Escrever palavras do
contexto em estudo.
ATIVIDADES:
1.
Roda de leitura: Texto ou poema que aborde o
tema escola discuta-o com a turma.
2.
Realização de um passeio pela escola
reconhecendo as dependências, peça que as crianças observem os números
dispostos no ambiente.
3.
Socialize em roda as observações feitas pelas
crianças, saliente as funções dos numerais no meio social, ou seja, o que eles
representam: valor, tamanho, etc.
4.
Forme grupos e peça que escrevam o nome da
escola em faixas previamente preparadas, auxilie os que apresentam
dificuldades.
5.
Recorte as faixas de cada grupo peça que as
ordenem, problematize a situação: Qual palavra está aqui? O nome da nossa
escola começa com esta palavra? E que letra é essa. Etc.
6.
Depois converse com a sala sobre a origem do
nome da escola, porque eles acham que ela recebeu este nome, explore bastante
esta situação, permita que por meio de indagações eles elaborem hipóteses variadas.
7.
Elabore com a turma uma entrevista com o
diretor da escola sobre a origem do nome da escola e o histórico dela. São
perguntas interessantes: Porque escolheram esse nome para nossa escola? Onde
ela se localiza? Quantos anos ela tem? Etc.
8.
Convide o diretor e realize a entrevista, após
socialize as aprendizagens.
9.
Ofereça as crianças um auto-ditado com as dependências
da escola, dos profissionais e dos materiais escolares, aqui você pode abordar
as diferentes profissões, como é o processo de transformações dos materiais, etc.
10. Construa
um gráfico ou tabela com a quantidade de alunos da escola ou da sala, discrimine
com as crianças o numero de meninos e de meninas.
11. Confeccione
com as crianças placas de incentivo a preservação do ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário