sábado, 7 de novembro de 2009

Tipos de moradia


Olá pessoal,
               Aqui temos um pequeno esboço de um plano de aula, que pode ser aprimorado por vocês.
TEMA: Tipos de Moradia.
CONTEÚDO: Materiais de construção;
                      Composição tridimensional;
                       Sistema alfabético de escrita;
                       Leitura de imagens.
OBJETIVOS: Reconhecer processos e etapas de transformação de materiais em objetos;
                       Identificar os elementos encontrados no percurso de casa para a escola, através de leitura que contém no seu desenho;
                     Demonstrar compreensão do sistema alfabético de escrita;
                     Construir uma composição tridimensional.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1° “momento: A professora fará uma roda de música da “A Casa” de Vinicius de Moraes, ou o livro “A casinha do Tatu”. Após com intuito de trabalhar mais a oralidade e levantar os conhecimentos prévios será iniciada uma roda de conversa sobre tipos de casas e seus materiais de construção, sugerindo questões: De que são feitas as casas? Quais os materiais utilizados na construção? Quem já viu uma casa de barro? E de gelo? E de pau? Etc.
2° momento: Coletivamente após a conversa a turma produzirá uma lista de materiais de construção tendo a professora com escriba, neste momento a professora trabalhará a consciência fonológica e grafofônica das palavras.  
3° momento: Em seguida a professora proporá a leitura de imagens com tipos de casas, (pode ser exibido um vídeo abordando o tema), durante a leitura de imagens a professora deverá explorar ao máximo a analise das crianças, os materiais utilizados nas diferentes construções, seu formato, etc.
4° momento: Após problematizar sobre os tipos de casa e seus materiais, a professora solicitará das crianças que desenhe os tipos de casas que conheciam e que acabaram de conhecer, a fim de fazer uma comparação no avanço do conhecimento das crianças.
5° momento: Em seguida a professora pedirá às crianças que desenhem o percurso de casa até a escola, e em seguida fará uma dobradura com a turma a fim de localizar sua casa na representação pictórica de sua moradia, colando assim a casa de dobradura no local indicado pelas crianças como sendo sua moradia.
AVALIAÇÃO: A avaliação terá base diagnostica e formativa, com intuito de aprimorar a prática e ofertar novas estratégias no desenvolvimento do conhecimento infantil. E contará com a observação e participação nas atividades propostas.


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Karla também sou pedagoga e resido em São Bernardo do Campo em SP.
Adorei seu blog, vc está de parabens.
Meu nome é Joseane Santos

Patrícia disse...

Parabéns, amei vc é ótima.

Leny disse...

Adorei era tudo que eu estava procurando, para meu estágio!