quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PLANO DE AULA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS



Habilidade: Lê e compreende textos com a ajuda do professor: História em Quadrinhos.
Conteúdo: História em Quadrinhos
                  -relação imagem/texto verbal;
                  -tipos de balões;
                 -Estrutura: introdução, conflito, desenvolvimento e desfecho;
                  -Onomatopéias.
Situação Didática:
1. Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa);
2. Leitura em voz alta de texto gibi pela professora;
3. Ordenação dos quadrinhos seguindo a seqüência temporal dos fatos;
4. Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos;
5. Pesquisa de histórias em quadrinhos ou tirinhas em jornais, livros, revistas, etc.
6. Exploração dos diferentes tipos de balões encontrados, levando a turma a antecipar as suas finalidades e seus significados;
7. Construção coletiva do conceito de balões de fala, pensamento e grito;
8. Criação de história em quadrinhos apresentando os elementos não verbais;
9. Elaboração de história em quadrinhos, introduzindo o discurso dos personagens e criando onomatopéias.


Um comentário:

Ana Flavia disse...

Olá Wanessa, adorei o seu blog! É muito lindo, um mimo e muito interessante para nós educadores! Parabéns!

Ana Flávia Aleixo