Habilidade: Lê
e compreende textos com a ajuda do professor: História em Quadrinhos.
Conteúdo:
História em Quadrinhos
-relação imagem/texto verbal;
-tipos de balões;
-Estrutura: introdução, conflito,
desenvolvimento e desfecho;
-Onomatopéias.
Situação
Didática:
1. Levantamento do
conhecimento prévio (roda de conversa);
2. Leitura em voz alta de
texto gibi pela professora;
3. Ordenação dos quadrinhos
seguindo a seqüência temporal dos fatos;
4. Releitura compartilhada
estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos;
5. Pesquisa de histórias em
quadrinhos ou tirinhas em jornais, livros, revistas, etc.
6. Exploração dos diferentes
tipos de balões encontrados, levando a turma a antecipar as suas finalidades e seus
significados;
7. Construção coletiva do
conceito de balões de fala, pensamento e grito;
8. Criação de história em
quadrinhos apresentando os elementos não verbais;
9. Elaboração de história em
quadrinhos, introduzindo o discurso dos personagens e criando onomatopéias.
Um comentário:
Olá Wanessa, adorei o seu blog! É muito lindo, um mimo e muito interessante para nós educadores! Parabéns!
Ana Flávia Aleixo
Postar um comentário