domingo, 29 de novembro de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO




TEMA: BRINCANDO COM A CHAPEUZINHO VERMELHO

FAIXA ETÁRIA: 4 anos

OBJETIVOS: Explorar diferentes situações que favoreça o letramento;
                         Perceber a função da escrita para identificar pessoas, objetos e a si mesmo;
                      Ampliar o nível de desenvolvimento lingüístico;
                       Estabelecer relação entre símbolos numéricos e suas respectivas quantidades;
                       Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, ampliando a capacidade de levantar hipóteses e definições de solução;
                       Desenvolver a capacidade de representar as coisas do mundo dentro de uma estrutura lógica de espaço.

CONTEÚDOS: Situação-problema;
                          Praticas de leitura;
                          Percepção visual;

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livro com o conto da Chapeuzinho Vermelho, Papel 40, fita adesiva, sulfite, giz de cera, etc.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1°momento: Quando as crianças chegarem, a professora iniciará a aula com Bom Dia e fará uma oração com todos de pé, em seguida entoará juntamente com as crianças algumas canções conhecidas, fazendo movimentos corporais e gestuais. Após neste momento de entrosamento a professora organizará uma roda de leitura, do conto da Chapeuzinho Vermelho.

2° momento: Em seguida a professora instigará as crianças em uma interpretação oral do conto: Qual é a personagem do texto? Qual o lugar que sua mãe a mandou ir? Ela seguiu as orientações da mamãe? Quem apareceu no caminho? O que na verdade o lobo queria? Etc.

3° momento: Após toda essa análise do conto a professora proporá às crianças a pintura do conto em quadrinhos para posterior colagem seguindo a seqüência dos acontecimentos do conto. Durante esta atividade a professora observará à execução da mesma ofertando suporte as crianças, bem como intervindo quando necessário com questionamento: Olha o que aconteceu depois que a Chapeuzinho saiu de casa? Ela chegou logo na casa da vovó ou aconteceu algo no caminho? Etc.

4° momento: A fim de trabalhar a percepção visual das crianças a professora lançará a turma o desafio do jogo dos sete erros com uma cena do conto da Chapeuzinho Vermelho. No decorrer da execução desta atividade a professora deverá atender as crianças com dúvidas e analisar as estratégias das crianças na diferenciação dos detalhes.

5° momento: Logo em seguida a professora passará a uma atividade de identificação dos nomes dos personagens do conto em cartaz, as crianças serão estimuladas a ligarem no cartaz com o giz de cera os nomes dos personagens e a contar a quantidade de letras que cada uma tem, esta atividade visa uma maior construção de que tudo é nomeado e este nome tem uma representação escrita. Observará que a oportunidade de contar as letras de uma palavra possibilita a criança a perceber e compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

6° momento: Para fechar esta seqüência didática do primeiro dia a professora proporá a resolução de uma situação problema contextualizada com o conto: O que você faria se encontrasse um lobo? As respostas podem ser coletadas e registradas em cartaz e depois os alunos podem registrar por representações pictóricas.

AVALIAÇÂO: Terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as crianças no seu modo de pensar e suas estratégias de resolução, no acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como investigação para repensar as ações planejadas em função de avanços e dificuldades das crianças.


PLANO DE AULA 2

TEMA: BRINCANDO COM A CHAPEUZINHO VERMELHO.

FAIXA ETÁRIA: 4 anos

OBJETIVOS: Despertar a consciência de cuidados com o meio ambiente, conhecendo os recursos naturais úteis ao homem;
                        Contribui para a formação de uma consciência ecológica infantil;
                        Comparar resultados de resolução de situações problemas;
                         Explorar diferentes suportes que favoreçam o letramento.

CONTEÚDOS: Paisagem;
                          Praticas de leitura
                          Texto Literário.
                
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livro Chapéu Mau e Lobinho Vermelho, papel 40, revistas, jornais, cola, tesouras, cartolinas, giz de cera, etc.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1° momento: Quando as crianças chegarem, a professora iniciará a aula com Bom Dia e fará uma oração com todos de pé, em seguida entoará juntamente com as crianças algumas canções conhecidas, fazendo movimentos corporais e gestuais.  Após neste momento de entrosamento a professora organizará uma roda de leitura do livro: Chapéu mau e lobinho vermelho.

2° momento: Em seguida a professora instigará as crianças com base nas leituras realizadas e encaminhará a atividade seguinte, que será problematizar a comparação do conto e do livro: Qual é a personagem do texto? O livro é semelhante ao conto lindo ontem? Quais são as semelhanças e as diferenças? O que vocês acharam da história deste livro? Os personagens são os mesmos? Etc.

3º momento: Após, a professora prosseguirá a aula com uma atividade onde as crianças recontarão a historia do livro chapéu mau e lobinho vermelho que retrata o desmatamento e a destruição do habitat de vários animais.  A professora como escriba o escreverá em cartaz.

4° momento: Depois de toda essa construção coletiva a professora encaminhará uma discussão sobre a temática o desmatamento e suas conseqüências que como o livro sugere os animais ficam sem lugar para morar e acabam morrendo. Então a professora formará grupos e pedirá que eles confeccionem cartazes com ambientes naturais e com ambientes modificados pela ação do homem. Ao término as crianças serão estimuladas a compararem esses ambientes. A professora auxiliará este processo perguntando: Como era esse ambiente antes? O que havia neste local antes do homem construir esse prédio? Para onde foram os animais que moravam nesta área verde?  Etc.

5° momento: Após toda essa construção e análise a professora em roda fará a socialização dos cartazes.

AVALIAÇÃO: Terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as crianças no seu modo de pensar e suas estratégias de resolução, no acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como investigação para repensar as ações planejadas em função de avanços e dificuldades das crianças.

PLANO DE AULA 3

TEMA: BRINCANDO COM A CHAPEUZINHO VERMELHO.

FAIXA ETÁRIA: 4 anos

OBJETIVO: Identificar os símbolos convencionais da linguagem escrita;
                   Organizar o texto música fatiado, seguindo estratégias próprias;
                    Estabelecer relações entre símbolo numérico e suas respectivas quantidades;
                   Confeccionar um trabalho artístico tridimensional.

CONTEÚDOS: Exploração do espaço tridimensional na realização de seus projetos artísticos;
                         Relação número-quantidade;
                         Sistema Alfabético de Escrita.
                
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Papel 40, sulfite, giz de cera, lápis de cor, balões, papéis variados.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1°momento: Quando as crianças chegarem, a professora iniciará a aula com Bom Dia e fará uma oração com todos de pé, em seguida entoará juntamente com as crianças algumas canções conhecidas, fazendo movimentos corporais e gestuais.  Após neste momento de entrosamento a professora organizará uma roda de leitura da música entoada pela Chapeuzinho Vermelho no caminho à casa da vovó.

2° momento: A professora estimulará as crianças a cantarem a música e a fazer uma pequena dramatização corporal do trajeto caminhado por Chapeuzinho, esta atividade visa uma quebra de gelo e maior envolvimento das crianças através do lúdico.

3° momento: Após esta dramatização e professora explorará a música em cartaz, solicitando que as crianças pintem com giz de cera letras e palavras conhecidas, com determinadas cores, esta atividade observará o conhecimento relativo das cores, letras e palavras conhecidas.

4° momento: Em seguida a professora distribuirá uma lista de nomes presentes na canção, onde elas deverão recortá-los e colá-los ao lado do mesmo nome, a professora nesta atividade fará intervenções que levem as crianças elaborarem hipóteses sobre a representação da escrita, com questionamentos: Porque você acha que aqui está escrito doce? Qual a primeira letra desse nome? Etc. 

5° momento: Logo após em um trabalho coletivo com auxilio da professora, as crianças organizarão a música em texto fatiado, ou seja, a professora escreverá cada frase da música para as crianças ordenarem. Essa é uma atividade que trabalha a lembrança de canções memorizadas, ótimas para uma pseudo leitura, própria na Educação Infantil.

6° momento: Para concluir esta seqüência, a professora levará a turma a construir uma composição tridimensional da chapeuzinho Vermelho a partir de balões e papéis variados, a professora oferecerá suporte às crianças. Observará à coordenação fina em utilizam a tesoura, dará dicas de corte, etc.

AVALIAÇÃO: Terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as crianças no seu modo de pensa e suas estratégias de resolução, no acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como investigação para repensar as ações planejadas em função de avanços e dificuldades das crianças.

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...