TEMA:
BRINCANDO COM A CHAPEUZINHO VERMELHO
FAIXA
ETÁRIA: 4 anos
OBJETIVOS: Explorar diferentes
situações que favoreça o letramento;
Perceber a função da
escrita para identificar pessoas, objetos e a si mesmo;
Ampliar o nível de
desenvolvimento lingüístico;
Estabelecer relação
entre símbolos numéricos e suas respectivas quantidades;
Desenvolver o raciocínio
lógico-matemático, ampliando a capacidade de levantar hipóteses e definições de
solução;
Desenvolver a capacidade de
representar as coisas do mundo dentro de uma estrutura lógica de espaço.
CONTEÚDOS: Situação-problema;
Praticas de leitura;
Percepção visual;
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livro com o
conto da Chapeuzinho Vermelho, Papel 40, fita adesiva, sulfite, giz de cera,
etc.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES:
1°momento: Quando as crianças
chegarem, a professora iniciará a aula com Bom Dia e fará uma oração com todos
de pé, em seguida entoará juntamente com as crianças algumas canções
conhecidas, fazendo movimentos corporais e gestuais. Após neste momento de
entrosamento a professora organizará uma roda de leitura, do conto da
Chapeuzinho Vermelho.
2° momento: Em seguida a professora
instigará as crianças em uma interpretação oral do conto: Qual é a personagem
do texto? Qual o lugar que sua mãe a mandou ir? Ela seguiu as orientações da
mamãe? Quem apareceu no caminho? O que na verdade o lobo queria? Etc.
3° momento: Após toda essa análise do
conto a professora proporá às crianças a pintura do conto em quadrinhos para
posterior colagem seguindo a seqüência dos acontecimentos do conto. Durante
esta atividade a professora observará à execução da mesma ofertando suporte as
crianças, bem como intervindo quando necessário com questionamento: Olha o que
aconteceu depois que a Chapeuzinho saiu de casa? Ela chegou logo na casa da
vovó ou aconteceu algo no caminho? Etc.
4° momento: A fim de trabalhar a
percepção visual das crianças a professora lançará a turma o desafio do jogo
dos sete erros com uma cena do conto da Chapeuzinho Vermelho. No decorrer da
execução desta atividade a professora deverá atender as crianças com dúvidas e
analisar as estratégias das crianças na diferenciação dos detalhes.
5° momento: Logo em seguida a
professora passará a uma atividade de identificação dos nomes dos personagens
do conto em cartaz, as crianças serão estimuladas a ligarem no cartaz com o giz
de cera os nomes dos personagens e a contar a quantidade de letras que cada uma
tem, esta atividade visa uma maior construção de que tudo é nomeado e este nome
tem uma representação escrita. Observará que a oportunidade de contar as letras
de uma palavra possibilita a criança a perceber e compreender o funcionamento
do sistema alfabético de escrita.
6° momento: Para fechar esta seqüência
didática do primeiro dia a professora proporá a resolução de uma situação
problema contextualizada com o conto: O que você faria se encontrasse um lobo?
As respostas podem ser coletadas e registradas em cartaz e depois os alunos
podem registrar por representações pictóricas.
AVALIAÇÂO: Terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as
crianças no seu modo de pensar e suas estratégias de resolução, no
acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e
comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como investigação para
repensar as ações planejadas em função de avanços e dificuldades das crianças.
PLANO DE AULA 2
TEMA:
BRINCANDO COM A CHAPEUZINHO VERMELHO.
FAIXA
ETÁRIA: 4 anos
OBJETIVOS: Despertar a consciência de
cuidados com o meio ambiente, conhecendo os recursos naturais úteis ao homem;
Contribui para a
formação de uma consciência ecológica infantil;
Comparar resultados de
resolução de situações problemas;
Explorar diferentes
suportes que favoreçam o letramento.
CONTEÚDOS: Paisagem;
Praticas de leitura
Texto Literário.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livro Chapéu
Mau e Lobinho Vermelho, papel 40, revistas, jornais, cola, tesouras,
cartolinas, giz de cera, etc.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES:
1° momento: Quando as crianças
chegarem, a professora iniciará a aula com Bom Dia e fará uma oração com todos
de pé, em seguida entoará juntamente com as crianças algumas canções
conhecidas, fazendo movimentos corporais e gestuais. Após neste momento de entrosamento a professora
organizará uma roda de leitura do livro: Chapéu mau e lobinho vermelho.
2° momento: Em seguida a professora
instigará as crianças com base nas leituras realizadas e encaminhará a
atividade seguinte, que será problematizar a comparação do conto e do livro:
Qual é a personagem do texto? O livro é semelhante ao conto lindo ontem? Quais
são as semelhanças e as diferenças? O que vocês acharam da história deste
livro? Os personagens são os mesmos? Etc.
3º momento: Após, a professora
prosseguirá a aula com uma atividade onde as crianças recontarão a historia do
livro chapéu mau e lobinho vermelho que retrata o desmatamento e a destruição
do habitat de vários animais. A
professora como escriba o escreverá em cartaz.
4° momento: Depois de toda essa
construção coletiva a professora encaminhará uma discussão sobre a temática o
desmatamento e suas conseqüências que como o livro sugere os animais ficam sem
lugar para morar e acabam morrendo. Então a professora formará grupos e pedirá
que eles confeccionem cartazes com ambientes naturais e com ambientes
modificados pela ação do homem. Ao término as crianças serão estimuladas a
compararem esses ambientes. A professora auxiliará este processo perguntando:
Como era esse ambiente antes? O que havia neste local antes do homem construir
esse prédio? Para onde foram os animais que moravam nesta área verde? Etc.
5° momento: Após toda essa construção
e análise a professora em roda fará a socialização dos cartazes.
AVALIAÇÃO: Terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as
crianças no seu modo de pensar e suas estratégias de resolução, no
acompanhamento da aprendizagem com observações e registros (a participação e
comparação de diferentes registros utilizados pelas crianças) e formativo como investigação para
repensar as ações planejadas em função de avanços e dificuldades das crianças.
PLANO DE AULA 3
TEMA:
BRINCANDO COM A CHAPEUZINHO VERMELHO.
FAIXA
ETÁRIA: 4 anos
OBJETIVO:
Identificar os símbolos convencionais da linguagem escrita;
Organizar o texto música
fatiado, seguindo estratégias próprias;
Estabelecer relações entre
símbolo numérico e suas respectivas quantidades;
Confeccionar um trabalho
artístico tridimensional.
CONTEÚDOS: Exploração do espaço tridimensional na realização
de seus projetos artísticos;
Relação
número-quantidade;
Sistema Alfabético de
Escrita.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Papel 40,
sulfite, giz de cera, lápis de cor, balões, papéis variados.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES:
1°momento: Quando as crianças
chegarem, a professora iniciará a aula com Bom Dia e fará uma oração com todos
de pé, em seguida entoará juntamente com as crianças algumas canções
conhecidas, fazendo movimentos corporais e gestuais. Após neste momento de entrosamento a
professora organizará uma roda de leitura da música entoada pela Chapeuzinho
Vermelho no caminho à casa da vovó.
2° momento: A professora estimulará as
crianças a cantarem a música e a fazer uma pequena dramatização corporal do
trajeto caminhado por Chapeuzinho, esta atividade visa uma quebra de gelo e
maior envolvimento das crianças através do lúdico.
3° momento: Após esta dramatização e
professora explorará a música em cartaz, solicitando que as crianças pintem com
giz de cera letras e palavras conhecidas, com determinadas cores, esta
atividade observará o conhecimento relativo das cores, letras e palavras
conhecidas.
4° momento: Em seguida a professora
distribuirá uma lista de nomes presentes na canção, onde elas deverão
recortá-los e colá-los ao lado do mesmo nome, a professora nesta atividade fará
intervenções que levem as crianças elaborarem hipóteses sobre a representação
da escrita, com questionamentos: Porque você acha que aqui está escrito doce?
Qual a primeira letra desse nome? Etc.
5° momento: Logo após em um trabalho
coletivo com auxilio da professora, as crianças organizarão a música em texto
fatiado, ou seja, a professora escreverá cada frase da música para as crianças
ordenarem. Essa é uma atividade que trabalha a lembrança de canções
memorizadas, ótimas para uma pseudo leitura, própria na Educação Infantil.
6° momento: Para concluir esta
seqüência, a professora levará a turma a construir uma composição
tridimensional da chapeuzinho Vermelho a partir de balões e papéis variados, a
professora oferecerá suporte às crianças. Observará à coordenação fina em
utilizam a tesoura, dará dicas de corte, etc.
AVALIAÇÃO: Terá um caráter diagnóstico quando visa ouvir as crianças no seu modo de pensa e
suas estratégias de resolução, no acompanhamento da aprendizagem com
observações e registros (a participação e comparação de diferentes registros
utilizados pelas crianças) e formativo
como investigação para repensar as ações planejadas em função de avanços e
dificuldades das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário