CONTEÚDO: Reconhecimento das letras do alfabeto e seqüência das
letras no alfabeto.
OBJETIVO: Relacionar as letras iniciais dos nomes dos colegas a seqüência
das letras do alfabeto;
Compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita;
Reconhecer as unidades de composição das palavras;
Ler e
reconhecer nomes de colegas.
ATIVIDADES:
1.
Apresente o alfabeto chamando a atenção
dos alunos para a seqüência das letras no alfabeto. Depois disponibilize uma
folha em forma com as letras do alfabeto em forma de lista, para que as
crianças olhem as letras e escrevam nomes de colegas, iniciados pelas letras em
destaque na ordem. Caso haja mais de um colega, peça que escolham um. Após
analise as escrita e discuta com a turma: O nome esta escrito corretamente? Faltam
letras? Sobram letras? Vamos comparar com a chamada? Etc.
2.
Peça que as crianças retirem da lista nomes de colegas que foi
escrito com maior quantidade de letras,
com o menor, os que terminam com a mesma letra.
3.
Escreva alguns nomes da turma em placas de cartolina e peça que
as crianças completem com as letras que faltam, ofereça previamente as letras
que elas poderão usar. Esta atividade visa
levar as crianças a avançarem no processo de alfabetização. Corrija
coletivamente e discuta as diferenças que podem ocorrer nos nomes.
4.
Ofereça nomes da turma para que as crianças possam recortar e
colar cada nome em seu respectivo lugar em uma folha seguinte. Provoque a reflexão: porque você acha que aqui esta escrito (tal nome)? Qual a primeira letra? Etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário