terça-feira, 24 de novembro de 2009

TRABALHANDO COM NOMES PROPRIOS II


CONTEÚDO: Reconhecimento das letras do alfabeto e seqüência das letras no alfabeto.
OBJETIVO: Relacionar as letras iniciais dos nomes dos colegas a seqüência das letras do alfabeto;
                  Compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita;
                  Reconhecer as unidades de composição das palavras;
                  Ler e reconhecer nomes de colegas.
ATIVIDADES:
1.    Apresente o alfabeto chamando a atenção dos alunos para a seqüência das letras no alfabeto. Depois disponibilize uma folha em forma com as letras do alfabeto em forma de lista, para que as crianças olhem as letras e escrevam nomes de colegas, iniciados pelas letras em destaque na ordem. Caso haja mais de um colega, peça que escolham um. Após analise as escrita e discuta com a turma: O nome esta escrito corretamente? Faltam letras? Sobram letras? Vamos comparar com a chamada? Etc.
2.      Peça que as crianças retirem da lista nomes de colegas que foi escrito com maior quantidade de letras, com o menor, os que terminam com a mesma letra.
3.      Escreva alguns nomes da turma em placas de cartolina e peça que as crianças completem com as letras que faltam, ofereça previamente as letras que elas poderão usar. Esta atividade visa levar as crianças a avançarem no processo de alfabetização. Corrija coletivamente e discuta as diferenças que podem ocorrer nos nomes.
4.      Ofereça nomes da turma para que as crianças possam recortar e colar cada nome em seu respectivo lugar em uma folha seguinte. Provoque a reflexão: porque você acha que aqui esta escrito (tal nome)? Qual a primeira letra? Etc.

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...