O UNICEF adota a
expressão “boas práticas” para indicar um conjunto de procedimentos,
atividades, experiências e ações que apresentam resultados positivos na
melhoria da aprendizagem de crianças e adolescentes. A sistematização dessas
práticas é analisada sob o enfoque de sua pertinência pedagógica, da coerência
com a abordagem de direitos das crianças e dos adolescentes, de sua
consolidação no dia-a-dia da escola e de seu potencial de ser reaplicado em
outras escolas. Importante dizer que uma boa prática funciona como uma sugestão
ou uma orientação e não deve constituir-se em receita pronta. A identificação
de boas práticas serve, portanto, como inspirações para políticas, diretrizes e
mesmo ações que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças e
adolescentes.
As práticas
pedagógicas formam o conjunto central das atividades que propiciam a
aprendizagem das crianças e dos adolescentes dentro da escola. A maior parcela
de responsabilidade sobre o sucesso ou fracasso da escola na aprendizagem de
seus alunos é atribuída a essas práticas. Não existem receitas prontas para que
boas práticas pedagógicas sejam desenvolvidas pelos educadores. Mas é correto
dizer que as práticas não nascem do vazio, ou apenas do desejo ou das boas
intenções de professores, coordenadores, gestores ou mesmo dos alunos e de suas
famílias. Elas são fruto da soma de condições objetivas e do compromisso de
todas as pessoas participantes do cotidiano da escola com a qualidade do ensino
que será oferecido a cada criança e adolescente.
É parte das condições
objetivas a formação inicial e continuada dos professores; a capacitação dos
funcionários; o modelo e os procedimentos da gestão escolar; a infra-estrutura
e as condições materiais da escola; a definição clara dos objetivos a que a
escola se propõe em relação à formação dos alunos; o grau de participação de
diretores, professores, funcionários, alunos, pais e parceiros da escola; a
possibilidade de trabalho coletivo; o acompanhamento e avaliação permanente do
trabalho desenvolvido; e a boa articulação com a rede e com seus organismos de
gestão. Para serem fortes e efetivas, as práticas demandam uma atitude atenta e
cuidadosa no planejar, realizar e avaliar cada passo, com a participação de
todos. Afinal, não são eternas ou imutáveis. O impacto das práticas pedagógicas
na aprendizagem das crianças está ligado ao seu potencial de mobilizar a
participação dos alunos, de permitir a interdisciplinaridade, de abrir as
portas para a integração com a comunidade fora dos portões da escola. Os
projetos pedagógicos interferem também positivamente na modificação dos padrões
de avaliação de desempenho dos alunos. Os projetos de ensino são desenvolvidos
nas salas de aula e em outros espaços na escola e fora dela. Muitos envolvem
mais de um professor e, às vezes, mais de uma turma. Alguns integram
disciplinas diferentes. Outros tomam forma de oficinas, envolvendo teatro,
música, produção de textos, de programas de rádio ou recursos de informática.
Alguns projetos são apresentados fora da escola, na forma de eventos
socioeducativos, promovendo a integração com a comunidade.
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