Pega-pega, duro ou mole, esconde-esconde,
casinha... Com os jogos e as situações de faz de conta, os pequenos compreendem
regras sociais, desenvolvem habilidades físicas e aprendem a lidar com as
próprias emoções. Além desses benefícios, a diversão pura e simples também é
muito importante. Ouvimos dois especialistas no assunto: a psicóloga Cisele
Ortiz, do Instituto Avisa Lá, e o pedagogo Luca Rischbieter, do grupo Positivo.
Além de explicar as características de cada atividade, eles sugerem as mais
indicadas para cada faixa etária. Confira as dicas e divirta-se com a
molecadada nestas férias de verão:
Até 2 anos: O bebê costuma se divertir sozinho, explorando o
corpo. Ofereça brinquedos que tenham cores, formas e tamanhos diferentes,
para estimular o bom desenvolvimento dos cinco sentidos (tato, olfato, visão,
paladar e audição).
2 a 3 anos: Boa fase para introduzir o jogo simbólico e o faz de conta. Ofereça a oportunidade de seu filho sentir a textura da água, da areia, da grama e de outros materiais. Nessa fase, as crianças adoram dançar, cantar e pular.
3 a 4 anos: Desenho, pintura, colagem e modelagem ganham força nessa idade. Ofereça jogos de montar, lápis, tintas, papel, argila e giz de cera. Mas forre bem a mesa em que seu filho vai "trabalhar", para que ele não pinte a casa inteira...
4 a 5 anos: Surgem os heróis e as brincadeiras que imitam o mundo adulto. Ofereça lousa, bonecas, casinhas, carrinhos, fazendinhas e imitações de objetos cotidianos, como telefone, caixa registradora e apetrechos de cozinha.
6 a 7 anos: Época dos jogos com regras, que estimulam o raciocínio lógico. Ofereça jogos em geral (eletrônicos, de cartas ou tabuleiro), para lidar com vitórias e derrotas.
2 a 3 anos: Boa fase para introduzir o jogo simbólico e o faz de conta. Ofereça a oportunidade de seu filho sentir a textura da água, da areia, da grama e de outros materiais. Nessa fase, as crianças adoram dançar, cantar e pular.
3 a 4 anos: Desenho, pintura, colagem e modelagem ganham força nessa idade. Ofereça jogos de montar, lápis, tintas, papel, argila e giz de cera. Mas forre bem a mesa em que seu filho vai "trabalhar", para que ele não pinte a casa inteira...
4 a 5 anos: Surgem os heróis e as brincadeiras que imitam o mundo adulto. Ofereça lousa, bonecas, casinhas, carrinhos, fazendinhas e imitações de objetos cotidianos, como telefone, caixa registradora e apetrechos de cozinha.
6 a 7 anos: Época dos jogos com regras, que estimulam o raciocínio lógico. Ofereça jogos em geral (eletrônicos, de cartas ou tabuleiro), para lidar com vitórias e derrotas.
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