O educador Sérgio Haddad, integrante do Grupo de Reflexão e Apoio do Processo do Fórum Social Temático 2012 – FST,
sugeriu que os professores proponham, em sala de aula, atividades de
reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimendo econômico adotado pelos
países ricos. A observação foi apresentada como um desafio aos
participantes do Fórum Mundial de Educação, que aconteceu entre os dias 24 e 29 de janeiro, em Porto Alegre (RS).
Para Haddad, os professores precisam promover debates e discussões
sobre os limites para o desenvolvimento. “Todo sistema educativo é
voltado a perspectivas de aumento da produção e do consumo. No entanto,
este modelo de desenvolvimento que estamos estimulando tem se mostrado
cada vez mais insuficiente para resolver os problemas de naturezas
social e ambiental. As pessoas, hoje, vivem para o consumo”, declarou ao
Observatório da Educação.
O Fórum rendeu um pequeno texto, consensual entre os participantes,
sobre a necessidade de mudança do paradigma da educação: “que ela possa
promover cidadania crítica e processos de reflexão, permitindo que a
comunidade educativa possa ter leitura crítica da realidade social e se
coloque em posição de questioná-la e mudá-la”, registra o documento. Ele
também aponta para a necessidade de escolas mais ancoradas em seu
contexto histórico-cultural, que ajudem a pensar em soluções para a
comunidade em que está inserida.
Com o tema “crise capitalista e justiça social e ambiental”, o Fórum Mundial da Educação inaugurou os debates do Fórum Social Temático.
Na ocasião aconteceram marchas contra a crise econômica mundial e
contra o novo Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional.
Além disso, aconteceram oficinas de a preparação para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Com informações da Agência Brasil e do Observatório da Educação.
Saiba mais!
Fórum Social Temático: reunião de entidades
nacionais e internacionais, que integra as atividades do Fórum Social
Mundial, para discutir ações comuns de combate a desigualdades.
Grupo de Reflexão e Apoio do Processo do Fórum Social Temático 2012 – FST:
coletivo formado por ativistas e representantes da sociedade civil que
se identificam com os princípios do Fórum Social Mundial.
Fórum Mundial de Educação: movimento pela cidadania e
pelo direito à educação. Constitui-se em um espaço de diálogo entre
representantes de projetos de educação popular e de enfrentamento ao
neoliberalismo.
Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20: conferência
promovida pela ONU para avaliar os compromissos dos Estados sobre
economia verde e desenvolvimento sustentável. Será realizada entre 4 e 6
de junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário