INTRODUÇÃO
Este trabalho trata da temática Processo Educativo no Contexto Histórico, o assunto é abordado neste trabalho por meio de uma linha do tempo, onde é destacado os períodos da Educação no mundo e no Brasil, nesta linha também encontra-se os principais pontos que caracterizam esses momentos históricos.
No término encontra-se um texto criticamente elaborado sobre o contexto atual da Educação ressaltando neste a importância de se conhecer toda evolução da educação para se comprender a conjuntura educacional de hoje, bem como estar arraigada nossa educação.
LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO
LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO
Educação Primitiva
Informal;
Circunscrita;
Espontânia;
Dava-se pela imitação dos gestos dos adultos nas atividades diárias, cerimônias e rituais.
Educação Oriental
Educação Oriental
Surgimento da escrita;
Formação de cidades e Estados;
Educação tradicionalista (domínio da Língua e Literatura);
Finalidade de reprodução e manuntenção da cultura.
Educação Grega
Educação Grega
Preparação de um bom cidadão;
Tinha o homem como ser racional;
Educação integral ( intelectual, física e técnica);
Liberdade política (sob a Lei e pela Lei);
Pautada na Filosofia, Arte e na Racionalidade.
Educação Romana
Educação Romana
Educação decorre de direitos e deveres;
Finalidade era a formação do caráter moral do guerreiro;
Sendo elitista e dominadora;
Tinha mentalidade prática.
Educação Medieval Século IX
Educação Medieval Século IX
A igreja controlava e mantinha a educação;
Objetivava a formação do homem de fé;
Cuidava primeiramente da salvação da alma e da vida eterna;
Sua prática pedagogica era fundamentada na visão teocêntrica;
Criação da Companhia de Jesus.
Educação no Renascimento Século XV e XVI Educar segundo as novas concepções de homem tornar-se uma exigência; Rejeitava a autoridade dogmática, porém ainda era hierarquizada; Privilegiava as altas camadas da sociedade (nobres e clérigos); Valorizava as produções racionais e científicas.
Educação Burguesa Pautada no princípio de liberdade e autonomia (Jacques Rosseu); Separação entre Igreja e Estado; Começa-se a pensar em um sistema público de educação.
DESCOBRIMENTO DO BRASIL 1500
Educação Jesuítica 1549/1759 · Dedicam-se à propagação da fé católica (catequese); · Criam-se escolas para ler e escrever, mas também de práticas agrícolas, marcenarias e ferrarias; · Criam-se as missões; · Instrumento de formação da elite colonial.
Educação Pombalina 1760/1807
Educação no Renascimento Século XV e XVI Educar segundo as novas concepções de homem tornar-se uma exigência; Rejeitava a autoridade dogmática, porém ainda era hierarquizada; Privilegiava as altas camadas da sociedade (nobres e clérigos); Valorizava as produções racionais e científicas.
Educação Burguesa Pautada no princípio de liberdade e autonomia (Jacques Rosseu); Separação entre Igreja e Estado; Começa-se a pensar em um sistema público de educação.
DESCOBRIMENTO DO BRASIL 1500
Educação Jesuítica 1549/1759 · Dedicam-se à propagação da fé católica (catequese); · Criam-se escolas para ler e escrever, mas também de práticas agrícolas, marcenarias e ferrarias; · Criam-se as missões; · Instrumento de formação da elite colonial.
Educação Pombalina 1760/1807
A escola servia aos interesses do Estado;
Formava o nobre comerciante;
O sistema educativo dos jesuíticos foi desmantelado;
A educação estagnada
Professores leigos e mal preparados.
Educação Joanina 1808/1821
Educação Joanina 1808/1821
Atuação da educação fragmentada;
Centrada na desigualdade;
Escolas reservadas para os filhos dos que detinham o poder econômico;
Ensino Superior ( básico profissionalizante);
Ensino Segundário (aulas régias);
Ensino Primário (enfoque na leitura e escrita).
Educação no Império 1822/1889
Educação no Império 1822/1889
· Aspira-se um Sistema Nacional de Ensino distribuido no território nacional;
· Instrução primária aos filhos dos livres,
· Aulas de leitura, escrita e cálculo;
· Ensino segundário destinado ao sexo masculino;
· Predomina-se a Literatura;
· Com a abolição da escravatura o Império configurou crises políticas.
Educação na República 1889/1929
Educação na República 1889/1929
· A educação elitista entra em crise
· O ensino é tradicional e autoritário sob influência do positivismo;
· Sistema dualista;
· Reforma de Benjamim Constant ( princípios orientados na liberdade, laicidade do ensino);
· Acontecem várias reformas : Cadeira de Moral e Cívica, movimentos de ordem social e político.
Educação do Século XX 1930/1963
Educação do Século XX 1930/1963
· Continua-se sem um Sistema Nacional de Educação;
· Lança-se o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
ü Educação ativa, integral e prática;
ü Supervaloriza a criança;
ü Ensino individualizado;
ü Exercícios de autonomia;
ü Pensamento Liberal Democrático.
O governo em 1934 torna-se responsável por traçar diretrizes a educação;
Educação popular é alvo de discurssões com Paulo Freire na década de 60.
Educação no Regime Militar 1964/1985
· Perseguição a educadores em função de seus pensamentos ideológicos;
· Caráter antidemocrático;
· Expansão da Universidades;
· Criação do vestibular classificatório;
· Criação do Mobral ( Movimento Brasileiro de Alfabetização);
· É instituida a Lei 5292/71 ( LDB) com cunho profissionalizante à formação;
· É fixado as bases do ensino de 1º e 2º grau;
· Concepção tecnicista de educação ( teoria da capital humano).
Redemocratização da Educação anos 80
Promulgação da Constituição de 1988;
Educação como direitos de todos, dever do Estado e família;
Lutas pela Diretas Já em 1884;
Filósofos e Pedagogos questionam o quadro de desorganização da escola;
Escola excludente;
Altos níveis de analfabetismo, evasão e repetência;
Início da Pedagogia Histórica-Crítica;
Escolas como veículos da democratização.
Educação do Terceiro Milênio
Educação do Terceiro Milênio
· Educação como recurso para enfrentar a nova estruturação de mundo ( globalização);
· Depende da continuidade e do processo econômico e social;
· Indivíduos competitivos;
· Acesso a informação em tempo real.
A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS
Compreender a complexidade da cancha educacional de hoje, exige uma visão panorâmica da origem e evolução das transformações educacionais e isso só é possível através da analise da História da Educação. Sendo a educação um processo não acabado, logo ao longo da história humana está em construção, surgi inerente à existência do homem e sua organização social em seus mecanismos mais remotos na era primitiva e vai se desenvolvendo e auferindo forma com o surgimento da escrita para a reprodução cultural das civilizações orientais. Em decorrência das necessidades dos homens em suas sociedades, a educação vestiu-se de um caráter de cidadania racional na Grécia e em Roma focalizou a formação do guerreiro, com a centralização da educação pela Igreja a escola destina-se a fornecer conhecimentos divinos centrados na fé em Deus, esse modelo desenvolvido pelos jesuítas fundamentou a procedência da educação e da escola em nosso país, não consentindo este padrão com os interesses do Estado é excluído e dá-se inicio ao longo e árduo trajeto pelos séculos onde a educação brasileira assume múltiplas faces deferindo os objetivos a ela definidos. Essas transformações originaram a educação de hoje que comporta a chamada Era do Conhecimento Tecnológico proeminente da globalização mundial, a educação ministra-se em um contexto histórico, social dos processos econômicos, tecnológicos e científicos, diante disso a escola como espaço de interações de aprendizagens jamais pode reassumir-se como estabelecimento destinado somente ao cultivo dos conhecimentos da língua e técnicas profissionalizantes, ante a correlação da globalização e da educação, esta última comporta o papel de promover o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral dos indivíduos em suas especificidades. Isso denota a formação de um sujeito crítico, consciente e atuante de sua cidadania, que tenha capacidade de se impor e prevalecer ao capitalismo, perpassando pela ação de solucionar problemáticas diversas, oriundas do sistema capitalista e para isso a escola de hoje é ambiente propício de modificações de comportamento e aprimoramento de aptidões naturais. Esses novos paradigmas possibilitaram à inserção de uma atmosfera de discussões dos segmentos sociais adequando-se a modernidade, mobilizando o saber interdisciplinar de reflexões das aulas dinamizadas e centradas nas atividades dos educandos conferindo-os maior autonomia na aprendizagem. O atual sistema de ensino harmoniza em sua política educacional algumas marcas da História da Educação, hoje nela está embutida preceitos e posicionamentos de todos os períodos da história educacional, destaca-se hoje a supremacia de um sujeito cidadão, conhecedor de seus direitos e deveres assim como enfatizado na Grécia e Roma, pauta-se sempre nas novas exigências provinientes das produções racionais cientificas, como no período do Renascimento. Alça-se a bandeira de uma escola laica e gratuita a todos para o pleno exercício da democracia, mesmo que as vezes essa luta seja alvo de forças superiores, questiona-se e investiga-se melhorias para as condições organizacionais das escolas que sofrem com a evasão e repetência, hoje sem dúvida prepara-se o verdadeiro “guerreiro” não da luta corporal mas aquele que deve vencer e dominar as massas da evolução de sua própria espécie.
CONCLUSÃO Para se compreender a complexidade da evolução humana é imprescindível o estudo da História da Educação intencionando a criação de condições satisfatórias de aprendizagem, consoante a isso o curso de nossa investigação esteve pautado na reflexão exigida pelas profundas mudanças sucedidas na estruturação da escola no mundo e no Brasil. Tendo a Idade Média, lançado as raizes da escola Moderna onde os ambientes socioculturais pressionaram a escola a se modificar em métodos e conteúdos, visando uma prosposta pedagógica voltada a suprir as concepções que denotavam o contexto histórico das quais estavam inseridas. A disposição de várias correntes pedagogicas revolucionaram o ensino do século XX, gerando o nosso atual sistema de ensino-aprendizagem.
A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS
Compreender a complexidade da cancha educacional de hoje, exige uma visão panorâmica da origem e evolução das transformações educacionais e isso só é possível através da analise da História da Educação. Sendo a educação um processo não acabado, logo ao longo da história humana está em construção, surgi inerente à existência do homem e sua organização social em seus mecanismos mais remotos na era primitiva e vai se desenvolvendo e auferindo forma com o surgimento da escrita para a reprodução cultural das civilizações orientais. Em decorrência das necessidades dos homens em suas sociedades, a educação vestiu-se de um caráter de cidadania racional na Grécia e em Roma focalizou a formação do guerreiro, com a centralização da educação pela Igreja a escola destina-se a fornecer conhecimentos divinos centrados na fé em Deus, esse modelo desenvolvido pelos jesuítas fundamentou a procedência da educação e da escola em nosso país, não consentindo este padrão com os interesses do Estado é excluído e dá-se inicio ao longo e árduo trajeto pelos séculos onde a educação brasileira assume múltiplas faces deferindo os objetivos a ela definidos. Essas transformações originaram a educação de hoje que comporta a chamada Era do Conhecimento Tecnológico proeminente da globalização mundial, a educação ministra-se em um contexto histórico, social dos processos econômicos, tecnológicos e científicos, diante disso a escola como espaço de interações de aprendizagens jamais pode reassumir-se como estabelecimento destinado somente ao cultivo dos conhecimentos da língua e técnicas profissionalizantes, ante a correlação da globalização e da educação, esta última comporta o papel de promover o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral dos indivíduos em suas especificidades. Isso denota a formação de um sujeito crítico, consciente e atuante de sua cidadania, que tenha capacidade de se impor e prevalecer ao capitalismo, perpassando pela ação de solucionar problemáticas diversas, oriundas do sistema capitalista e para isso a escola de hoje é ambiente propício de modificações de comportamento e aprimoramento de aptidões naturais. Esses novos paradigmas possibilitaram à inserção de uma atmosfera de discussões dos segmentos sociais adequando-se a modernidade, mobilizando o saber interdisciplinar de reflexões das aulas dinamizadas e centradas nas atividades dos educandos conferindo-os maior autonomia na aprendizagem. O atual sistema de ensino harmoniza em sua política educacional algumas marcas da História da Educação, hoje nela está embutida preceitos e posicionamentos de todos os períodos da história educacional, destaca-se hoje a supremacia de um sujeito cidadão, conhecedor de seus direitos e deveres assim como enfatizado na Grécia e Roma, pauta-se sempre nas novas exigências provinientes das produções racionais cientificas, como no período do Renascimento. Alça-se a bandeira de uma escola laica e gratuita a todos para o pleno exercício da democracia, mesmo que as vezes essa luta seja alvo de forças superiores, questiona-se e investiga-se melhorias para as condições organizacionais das escolas que sofrem com a evasão e repetência, hoje sem dúvida prepara-se o verdadeiro “guerreiro” não da luta corporal mas aquele que deve vencer e dominar as massas da evolução de sua própria espécie.
CONCLUSÃO Para se compreender a complexidade da evolução humana é imprescindível o estudo da História da Educação intencionando a criação de condições satisfatórias de aprendizagem, consoante a isso o curso de nossa investigação esteve pautado na reflexão exigida pelas profundas mudanças sucedidas na estruturação da escola no mundo e no Brasil. Tendo a Idade Média, lançado as raizes da escola Moderna onde os ambientes socioculturais pressionaram a escola a se modificar em métodos e conteúdos, visando uma prosposta pedagógica voltada a suprir as concepções que denotavam o contexto histórico das quais estavam inseridas. A disposição de várias correntes pedagogicas revolucionaram o ensino do século XX, gerando o nosso atual sistema de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS Fundamentos sócio-cultural-político-econômico do processo educativo/ João Vicente Hadich; José Roberto Garcia; Adriana de Fátima Ferreira; Okçana Batini; Adriana Regina de Jesus dos Santos; Fernando Barroso Zanluch. Londrina: Editora Unopar.2008.
Alves, Valvino de Sousa, Educação Primitiva. Disponível em www.artigos.com/artigo/educacao/historia-da-educacao-310/artigo/. Acesso em 03 mai 2008. Amaral, Ana Lúcia. Perspectiva para a Didatica no Contexto Atual Poltico Pedagógico. Disponível em www.educacaoonlaine.pro.br/perspectiva_para_didatica.asp?f_id_artigo=310. Acesso em 11 mai 2008.
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