Olá pessoal,
Aqui temos um pequeno esboço de um plano
de aula, que pode ser aprimorado por vocês.
TEMA: Tipos de Moradia.
CONTEÚDO: Materiais de construção;
Composição tridimensional;
Sistema alfabético de escrita;
Leitura de imagens.
OBJETIVOS: Reconhecer processos e etapas de transformação
de materiais em objetos;
Identificar os elementos
encontrados no percurso de casa para a escola, através de leitura que contém no
seu desenho;
Demonstrar compreensão do
sistema alfabético de escrita;
Construir uma composição
tridimensional.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1° “momento: A professora
fará uma roda de música da “A Casa” de Vinicius de Moraes, ou o livro “A
casinha do Tatu”. Após com intuito de trabalhar mais a oralidade e levantar os
conhecimentos prévios será iniciada uma roda de conversa sobre tipos de casas e
seus materiais de construção, sugerindo questões: De que são feitas as casas? Quais
os materiais utilizados na construção? Quem já viu uma casa de barro? E de
gelo? E de pau? Etc.
2° momento: Coletivamente
após a conversa a turma produzirá uma lista de materiais de construção tendo a
professora com escriba, neste momento a professora trabalhará a consciência fonológica
e grafofônica das palavras.
3° momento: Em seguida a
professora proporá a leitura de imagens com tipos de casas, (pode ser exibido
um vídeo abordando o tema), durante a leitura de imagens a professora deverá
explorar ao máximo a analise das crianças, os materiais utilizados nas diferentes
construções, seu formato, etc.
4° momento: Após
problematizar sobre os tipos de casa e seus materiais, a professora solicitará
das crianças que desenhe os tipos de casas que conheciam e que acabaram de
conhecer, a fim de fazer uma comparação no avanço do conhecimento das crianças.
5° momento: Em seguida a
professora pedirá às crianças que desenhem o percurso de casa até a escola, e
em seguida fará uma dobradura com a turma a fim de localizar sua casa na
representação pictórica de sua moradia, colando assim a casa de dobradura no
local indicado pelas crianças como sendo sua moradia.
AVALIAÇÃO: A avaliação terá
base diagnostica e formativa, com intuito de aprimorar a prática e ofertar
novas estratégias no desenvolvimento do conhecimento infantil. E contará com a
observação e participação nas atividades propostas.
3 comentários:
Olá Karla também sou pedagoga e resido em São Bernardo do Campo em SP.
Adorei seu blog, vc está de parabens.
Meu nome é Joseane Santos
Parabéns, amei vc é ótima.
Adorei era tudo que eu estava procurando, para meu estágio!
Postar um comentário