No ensino de
Geografia para EJA, é importante que o aluno observe, interprete e compreenda
as transformações socioespaciais ocorridas em diferentes lugares e épocas e
estabeleça comparações entre semelhanças e diferenças relativas às
transformações socioespaciais do município, do estado e do país onde mora.
Ele deve participar ativamente do procedimento metodológico da
construção de conhecimentos geográficos, valendo-se da cartografia como forma
de representação e expressão dos fenômenos socioespaciais; da construção,
leitura e interpretação de gráficos e tabelas; da produção de textos e da
utilização de outros recursos que possibilitem registrar seu pensamento e seus
conhecimentos geográficos. Não significa que, ao finalizar o Ensino
Fundamental, ele terá se tornado um geógrafo, mas, de acordo como os PCN, deve
ser conduzido a examinar um tema, a analisar e a refletir sobre a realidade,
utilizando diferentes recursos e métodos da Geografia e valendo-se do modo de
pensar próprio dessa disciplina.
Para concretizar
esse processo de trabalho com o aluno, é fundamental que seja elaborado um
projeto para estabelecer os objetivos e conteúdos a serem tratados, as
diferentes discussões sobre os temas escolhidos, as formas, as possibilidades e
os meios de trabalhá-los. É necessário que o professor estude e reflita
coletivamente, com áreas afins ou mesmo individualmente, para escolher o objeto
de estudo que deve interessar os alunos da EJA e ampliar o conhecimento deles
sobre a realidade.
É fundamental que,
no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de EJA, sejam valorizados os
conceitos e categorias da Geografia já apropriados por eles, estabelecendo um
elo com as noções dos diferentes espaços conhecidos em seu cotidiano. A partir
de sua realidade, gradativamente e dialogando sobre os conhecimentos que
obtiveram de modo informal com os saberes geográficos já adquiridos na escola,
que esses alunos possam estabelecer ligações entre esse cotidiano e os
diferentes espaços geográficos – local, regional, nacional e internacional.
Esses conhecimentos
geográficos que os alunos da EJA já detêm irão contribuir para a sistematização
e ampliação dos conceitos e noções necessários para ajudá-los a fazer a leitura
e a análise do lugar em que vivem, a relacionar e a comparar o espaço local, o
espaço brasileiro e o espaço mundial, ajustando a escola às demandas sociais
atuais.
Segundo os PCN, a
Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação
das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do
espaço geográfico e da paisagem. As percepções, as vivências e a memória dos
indivíduos e dos grupos sociais são, portanto, elementos importantes na leitura
da espacialidade da sociedade, tendo em vista a construção de projetos
individuais e coletivos que transformam os diferentes espaços em diferentes
épocas, incorporando o movimento e a velocidade, os ritmos e a simultaneidade,
o objetivo e o subjetivo, o econômico e o social, o cultural e o individual.
Paulo Eduardo Dias de Mello – Especialista em História e Geografia
Proposta Pedagógica-Curricular da Educação de Jovens e Adultos do Município de Joaquim Nabuco
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