O ensino de
Ciências Naturais vem passando por profundas transformações nas últimas
décadas. Tradicionalmente priorizam-se a descrição dos fenômenos naturais e a
transmissão de definições, regras, nomenclaturas e fórmulas, muitas vezes sem
se estabelecerem vínculos com a realidade do estudante, o que dificulta a
aprendizagem. As discussões acumuladas sobre o ensino de Ciências apontam para
um ensino mais atualizado e dinâmico, mais contextualizado, onde são
priorizados temas relevantes para o aluno, ligados ao meio ambiente, à saúde e
à transformação científico-tecnológica do mundo e à compreensão do que é
Ciência e Tecnologia.
Busca-se a
promoção da aprendizagem significativa tal que ela se integre efetivamente à
estrutura de conhecimentos dos alunos e não aquela realizada exclusivamente por
memorização, cuja função é ser útil na hora da prova. A aprendizagem
significativa é uma teoria da Psicologia desenvolvida com base em diversos
estudos teóricos e práticos. Ela afirma que toda aprendizagem real tem por base
conhecimentos anteriores, que são modificados, ampliados ou renegados mediante
a aquisição de novas informações e de novas reflexões sobre um determinado
conteúdo. No caso de Ciências Naturais, esses conteúdos são temas ou problemas
relativos aos fenômenos naturais e às transformações promovidas pela ação
humana na natureza.
A mesma tendência
vem sendo conferida no campo da EJA, com novas propostas, de modo que a área de
Ciências possa colaborar com a melhoria da qualidade de vida do estudante e a
ampliação da compreensão do mundo de que participa, profundamente marcado pela
Ciência e pela Tecnologia.
É preciso
selecionar temas e problemas relevantes para o grupo de alunos, de modo que
eles sejam motivados a refletir sobre as suas próprias concepções. Essas
concepções podem ter diferentes origens: na cultura popular, na religião ou no
misticismo, nos meios de comunicação e ainda na história de vida do indivíduo,
sua profissão, sua família etc. São explicações muitas vezes arraigadas e
preconceituosas, chegando a constituir obstáculo à aprendizagem científica.
Os estudos, as
discussões e a atuação do professor devem ajudar os alunos a perceber e a
modificar suas explicações. Portanto, é essencial oferecer oportunidades para
que desenvolvam o hábito de refletir sobre o que expressam oralmente ou por
escrito. Sob a condução do professor, os alunos questionam-se e contrapõem as
observações de fenômenos, estabelecendo relações entre informações. Assim, podem
tornar-se indivíduos mais conscientes de suas opiniões, mais flexíveis para
alterá-las e mais tolerantes com opiniões diferentes das suas. Essas atitudes
colaboram para que o aluno cuide melhor de si e de seus familiares,
permanecendo atento à prevenção de doenças, às questões ambientais, e se
utilize das tecnologias existentes na sociedade de forma também mais
consciente.
Maria Cecília Condeixa – Especialista em Ciências Naturais
Proposta Pedagógica-Curricular da Educação de Jovens e Adultos do Município de Joaquim Nabuco
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