1. NÚMEROS E OPERAÇÕES
Número natural:
conceito e representação
- Introdução ao conceito de número
·
Conhecimentos prévios do adulto sobre o
número
·
Reconhecimento de números no contexto
diário
– Contagem e registro de quantidades
- Aspectos da contagem
- Estimar
quantidades e construir estratégias para verificar a estimativa.
- Identificar
situações em que é apropriado fazer estimativas
- escritas numéricas
- Escritas numéricas e o valor posicional
Número natural: conceito e representação -Organização do Sistema de Numeração
Decimal
Agrupamentos e trocas e sua representação
• Construir
agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação de grandes quantidades.
• Agrupar e
reagrupar quantidades e realizar trocas, empregando uma regra de
equivalência, inicialmente até a 4ª ordem e nas ordens subseqüentes
progressivamente.
Operação com números naturais
– Adição e subtração de números naturais
·
Construir, organizar e representar os fatos
fundamentais da adição e da subtração, ampliando o repertório básico para o
desenvolvimento do cálculo mental.
·
Utilizar o cálculo mental exato ou aproximado como
previsão e avaliação da adequação dos resultados.
·
Identificar, a
partir do cálculo mental, as seguintes propriedades da adição
·
Adição e subtração numa perspectiva de tratamento
integrado
·
Adição e subtração de números naturais: o
desenvolvimento do Cálculo
·
Analisar, interpretar, formular e resolver
situações-problema compreendendo diferentes significados da adição e da
subtração com números naturais.
·
Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser
resolvidas naturais por uma única operação e que diferentes operações podem
resolver uma mesma situação-problema.
-Multiplicação e divisão de números naturais
·
Multiplicação e divisão numa perspectiva de tratamento
integrado
·
Multiplicação e divisão: o desenvolvimento do cálculo
·
Resolução de problemas explorando as
idéias da multiplicação e divisão, fazendo uso de:
- Estimativa;
-Calculadora e arredondamento;
- Cálculo mental
Utilização
de jogos matemáticos
2.
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
·
Identificação de regularidades em
seqüências numéricas
·
Identificação de regularidades em
seqüências numéricas, de figuras e outras
·
Determinação do elemento desconhecido em
uma igualdade matemática;
·
Resolução de problemas utilizando
estratégias próprias.
|
3.
GRANDEZAS E MEDIDAS
O conceito de Medida
·
O que é medir
Grandezas e suas
medidas em unidades não decimais
·
Compreender que a medida envolve a comparação entre
duas grandezas da mesma natureza e a verificação de quantas vezes a grandeza
tomada como unidade de medida cabe na outra.
·
Comparar grandezas de mesma natureza e identificar
unidades de medida através de estratégias informais.
Unidades padronizadas e não padronizadas de medida
·
O comprimento: medindo trajetórias e contornos
·
Principais instrumentos de medida
·
Principais instrumentos de medida
Área: medida de superfície
·
Conceito de área
·
Cálculo de áreas de regiões retangulares
e de outras regiões planas que podem ser transformadas em retangulares por
meio de:
·
Utilização de folhas de papel
quadriculado;
·
Atividade usando quadriláteros.
4. GEOMETRIA
Localização,
caminhos e características das figuras no espaço
Descrição,
interpretação e representação da posição de uma pessoa / objeto
no espaço, de
diferentes pontos de vista.
Utilização de
malhas ou redes para representar, no plano, a posição de uma pessoa / objeto.
Descrição,
interpretação e representação da movimentação de uma pessoa / objeto no
espaço e construção de itinerários.
·
Percepção de elementos geométricos nas formas da
natureza e nas criações artísticas
·
Ângulos que nos rodeiam: situações do nosso dia-a-dia:
- os ângulos e os giros
-
os ângulos e os cantos:
-
ângulo reto.
·
A classificação e a descoberta de
características das figuras
·
Significado da palavra polígono
·
Exploração de características de algumas
figuras planas, tais como: rigidez triangular, paralelismo e perpendicularismo de lados
etc.
·
Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes
polígonos como os quadriláteros, os triângulos e outros.
·
Classificar polígonos como triângulos e quadriláteros,
usando diferentes critérios e também as noções de retas paralelas e ângulo
reto.
5.
ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
Coleta,
sistematização e análise de dados
·
Coletar e organizar dados e informações.
•
Construir registros pessoais para comunicar informações
coletadas
Análise
de dados
•
Analisar fenômenos sociais e naturais a partir de dados
quantitativos.
Tabelas e gráficos
·
Coletar e organizar informações em registros pessoais;
·
Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas
de dupla entrada, gráficos de barra e de linha;
·
Gráficos pictóricos
·
Ser capaz de elaborar por escrito informações contidas
em uma tabela ou
·
Gráfico e vice-versa;
|
|
|
|
Um comentário:
Seu blog é muito rico, um verdadeiro tesouro de conhecimento, senti-me muito a vontade e enriquecida. Obrigada por partilhar este tesouro.
Postar um comentário