Os cursos destinados à Educação de Jovens e Adultos devem oferecer
a quem os procura a possibilidade de desenvolver as competências necessárias
para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de
aumentar a consciência em relação ao estar no mundo, ampliando a capacidade de
participação social, no exercício da cidadania. Para realizar esses objetivos,
o estudo da linguagem é um valioso instrumento. Qualquer aprendizagem só é
possível por meio dela, já que é com a linguagem que se formaliza todo
conhecimento produzido nas diferentes disciplinas e que se explica a maneira
como o universo se organiza. O estudo da linguagem verbal traz em sua trama
tanto a ampliação da modalidade oral, por meio dos processos de escuta e de
produção de textos falados, como o desenvolvimento da modalidade escrita, que
envolve o processo de leitura e o de elaboração de textos. Além dessa dimensão
mais voltada às práticas sociais do uso da linguagem, o estudo da
linguagem envolve, também, a reflexão acerca de seu funcionamento, isto
é, dos recursos estilísticos que mobiliza e dos efeitos de sentido que produz.
Participamos de um
mundo que fala, escuta, lê, escreve e discute os usos desses atos de
comunicação. Para compreendê-lo melhor, é necessário ampliar competências e
habilidades envolvidas no uso da palavra, isto é, dominar o discurso nas
diversas situações comunicativas, para entender a lógica de organização que
rege a sociedade, bem como interpretar as sutilezas de seu funcionamento. A
tarefa de ensinar a ler e a escrever e tudo que envolve a comunicação favorece
a formação dessa estrutura de pensamento específico e ajuda a desenvolver as
habilidades que implicam tal competência. O trabalho com a oralidade e a
escrita anima a vontade de explicar, criticar e contemplar a realidade, pois as
palavras são instrumentos essenciais para a compreensão e o maravilhamento.
Em uma série de
circunstâncias, a necessidade do uso da linguagem se manifesta: da leitura do
nome das placas à leitura de jornais, textos científicos, poemas e romances; da
elaboração de um bilhete à comunicação e expressão de pensamentos próprios e
alheios. Daí a importância de um curso que permita ao aluno da EJA ter uma
experiência ativa na elaboração de textos, um curso que discuta o papel da
linguagem verbal, tanto no plano do conteúdo como no plano da expressão. É
importante que o aluno perceba que a língua é um instrumento vivo, dinâmico,
facilitador, com o qual é possível participar ativamente e essencialmente da
construção da mensagem de qualquer texto. As experiências conseguidas por meio
da escuta e da leitura de textos, bem como do freqüente exercício de expressar
idéias oralmente e por escrito, são grandes fontes de energia que impulsionam
novas descobertas, elaboração e difusão de conhecimento. Um texto, como a
decifração de qualquer ato de comunicação, é, antes de tudo, uma prática social
que se dá na interação com o outro. Conscientizar o aluno da EJA sobre esse
processo, tarefa da área de Língua Portuguesa, é estabelecer a cumplicidade
entre ele e a palavra.
Maria José M. de Nóbrega – Especialista em Língua Portuguesa
Proposta Pedagógica -Curricular-Educação de Jovens e Adultos do Município de Joaquim Nabuco
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