Um
problema freqüente nas salas de aulas é a dificuldades enfrentadas pelos alunos
na compreensão e interpretação de situações problemas, enquanto uns não chegam
à solução correta por falta da aquisição da técnica operatória convencional,
outros não o solucionam pela incapacidade de estabelecer relação entre as
operações matemáticas com os enunciados. Em suma, muitas estão com deficiência
na proficiência em leitura, devidas aos aumentos da
complexidade dos conteúdos, a variedade, e mesmo a posição dos elementos, que geram
mudanças nos procedimentos necessários para a resolução. Assim, ler em Matemática envolve usar o ponto de vista matemático para
compreender textos em diversos gêneros.
A melhor
maneia de ajudar as crianças a superarem essa dificuldade é uma leitura atenciosa
dos enunciados seguida de uma sondagem do conhecimento prévio (o que a criança
já sabe ou pensa), antecipando assim a ideia principal e a formulação das
primeiras hipóteses, ou seja, uma sondagem preliminar com perguntas sobre
informações contidas no problema, debatendo o que está sendo pedido, quais as
informações que aparecem e principalmente as que são úteis a pergunta feita, nessa
etapa pode-se definir o tratamento matemático que deve ser aplicado aos dados
propostos.
Portanto, ao propor o
problema escrito a crianças, é bom que se escreva uma cópia do problema no
quadro e fazer com os alunos uma leitura cuidadosa. Primeiro do problema todo,
para que eles tenham idéia geral da situação, depois mais vagarosamente, para
que percebam as palavras do texto, sua grafia e seu significado. Em seguida
fazer questionamentos orais com a classe, como é comum que se faça durante a
discussão de um texto, auxilia o trabalho inicial com problemas escritos:
·
Quem pode me contar o problema novamente?
·
Há alguma palavra nova ou desconhecida?
·
Do que trata o problema?
·
Qual é a pergunta?
Vejamos
outras estratégias.
·
Apresentar aos alunos problemas com falta ou
excesso de dados para que eles analisem a necessidade ou não de informações no
texto;
·
Apresentar aos alunos o texto de um problema no
qual falte uma frase ou a pergunta, deixar que eles tentem resolver e que
tentem completar aquilo que falta para o problema ser resolvido;
·
Apresentar um problema com frases em ordem
invertida e pedir que os alunos reorganizem o texto;
·
Pedir que os alunos elaborem problemas com palavras
que apresentam sentidos diferentes quando utilizadas em matemática e no cotidiano:
tira, produto; domínio; diferença, etc.
A verdadeira
aprendizagem em Matemática é saber os porquês de todos os procedimentos
utilizados na resolução da situação problema, discutindo os erros, em vez
apagá-lo, esse trabalho pode realizado individualmente, em duplas ou grupos -
os dois últimos casos favorecem o intercâmbio de conhecimentos
Referências
Smole. Kátia Stocco. Aprender a ler problemas em matemática.
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