As principais
pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom professor é capaz fazer
qualquer aluno aprender e ainda é capaz de potencializar seus estudantes. O
professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação
em sala é determinante para o desempenho dos alunos. "A qualidade de um
sistema educacional não será maior que a qualidade de seus professores",
consta no levantamento "Os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao
Topo", realizado pela consultoria McKinsey.
"Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada", diz a secretária de Educação Básica do ME, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.
Aptidão para ensinar a matéria não depende apenas do domínio do conteúdo. O saber é importante, mas há inúmeros pontos que fazem do professor, um profissional de qualidade. Para identificá-los e cobrar do diretor uma melhor seleção e estímulo e para que o professor do seu filho esteja em condições de lecionar adequadamente é preciso estabelecer alguns critérios e ficar atento.
"Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada", diz a secretária de Educação Básica do ME, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.
Aptidão para ensinar a matéria não depende apenas do domínio do conteúdo. O saber é importante, mas há inúmeros pontos que fazem do professor, um profissional de qualidade. Para identificá-los e cobrar do diretor uma melhor seleção e estímulo e para que o professor do seu filho esteja em condições de lecionar adequadamente é preciso estabelecer alguns critérios e ficar atento.
Para ler, clique nos itens abaixo:
O
bom professor tem uma formação de qualidade
O que é uma formação de qualidade? Não é apenas
dominar o conteúdo que será ensinado, mas saber a melhor maneira de passar esse
conteúdo. Foi-se o tempo em que escrever a matéria na lousa e pedir para os
alunos copiarem significava algo. Hoje, sabe-se que o bom professor precisa
dominar as técnicas de ensino, a didática. Saberes relacionados a tecnologias
no ensino também são interessantes. É importante que a formação dos professores
não tenha se limitado a dados e disciplinas teóricas. Antes de mais nada, ele
deve ter aprendido na faculdade tanto os conteúdos quanto a maneira de ensinar,
ou seja, a formação pedagógica (os conteúdos da docência). Isso é, aliás,
reiterado pela pesquisa "Professores do Brasil: impasses e desafios", promovida pela UNESCO em 2008.
Outro ponto importante é o início da carreira. Um bom professor deve ter tido contato com outro bom professor. Deve ter feito um estágio e ter sido monitorado durante um período. Depois, ao começar a lecionar, deve ter sido orientado permanentemente. "É essencial uma boa formação inicial, uma carreira com prática orientada, supervisionada por gestores e professores mais experientes", diz Maria do Pilar Lacerda. "O período probatório deve servir não apenas para avaliá-lo, mas principalmente ser encarado como um momento de adaptação e conhecimento da prática, que sem dúvida é o espaço mais formador".
O problema é que nem todo professor tem formação universitária. A pesquisa da Unesco mostra que, na educação infantil, menos da metade dos que exercem as funções docentes (45,7%) cursaram o nível superior. Já entre a 5ª e a 8ª serie, o percentual sobe para 85,5%. No ensino médio, a realidade melhora: 95,4% dos docentes completaram o nível superior.
Outro ponto importante é o início da carreira. Um bom professor deve ter tido contato com outro bom professor. Deve ter feito um estágio e ter sido monitorado durante um período. Depois, ao começar a lecionar, deve ter sido orientado permanentemente. "É essencial uma boa formação inicial, uma carreira com prática orientada, supervisionada por gestores e professores mais experientes", diz Maria do Pilar Lacerda. "O período probatório deve servir não apenas para avaliá-lo, mas principalmente ser encarado como um momento de adaptação e conhecimento da prática, que sem dúvida é o espaço mais formador".
O problema é que nem todo professor tem formação universitária. A pesquisa da Unesco mostra que, na educação infantil, menos da metade dos que exercem as funções docentes (45,7%) cursaram o nível superior. Já entre a 5ª e a 8ª serie, o percentual sobe para 85,5%. No ensino médio, a realidade melhora: 95,4% dos docentes completaram o nível superior.
O
bom professor não pára de estudar
A ininterrupta formação do professor é um dos
fatores essenciais para se ter um professor de qualidade. "É importante
ter interesse em novas metodologias, estar sempre atualizado e buscar a própria
superação. Isso contribui muito para a formação de bons profissionais",
diz Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni (Colegio de Aplicacao da
Universidade Federal de Viçosa), melhor escola publica no Enem 2008.
Constituída por atividades que têm como objetivo a construção e a socialização de conhecimentos, a formação continuada vem fazendo parte cada vez mais das perspectivas dos profissionais de educação, que priorizam tanto a formação como cidadão, quanto como docente. "A oportunidade de desenvolver o conhecimento por meio de uma formação que seja contínua é direito de todo professor e contribui muito para sua superação", completa a secretária do MEC Maria do Pilar Lacerda.
Na prática isso acontece pouco. Segundo dados do último Censo de Profissionais do Magistério da Educação Básica, feito em 2003, apenas 45% dos professores participaram de alguma atividade extracurricular ou curso, presencial semipresencial ou à distância nos dois anos anteriores.
Para agravar ainda mais a situação, o consumo cultural por parte dos docentes é extremamente restrito - mesmo sendo importantes mediadores na transmissão de cultura para os alunos. Pesquisa que traça o perfil do professor brasileiro, promovida pela UNESCO, em 2004, revelou que cerca de 40% dos profissionais entrevistados nunca haviam assistido a uma peça de teatro, 25% jamais tinham ido ao cinema e, por fim, 45% não conheciam um museu ou foram somente uma vez.
Constituída por atividades que têm como objetivo a construção e a socialização de conhecimentos, a formação continuada vem fazendo parte cada vez mais das perspectivas dos profissionais de educação, que priorizam tanto a formação como cidadão, quanto como docente. "A oportunidade de desenvolver o conhecimento por meio de uma formação que seja contínua é direito de todo professor e contribui muito para sua superação", completa a secretária do MEC Maria do Pilar Lacerda.
Na prática isso acontece pouco. Segundo dados do último Censo de Profissionais do Magistério da Educação Básica, feito em 2003, apenas 45% dos professores participaram de alguma atividade extracurricular ou curso, presencial semipresencial ou à distância nos dois anos anteriores.
Para agravar ainda mais a situação, o consumo cultural por parte dos docentes é extremamente restrito - mesmo sendo importantes mediadores na transmissão de cultura para os alunos. Pesquisa que traça o perfil do professor brasileiro, promovida pela UNESCO, em 2004, revelou que cerca de 40% dos profissionais entrevistados nunca haviam assistido a uma peça de teatro, 25% jamais tinham ido ao cinema e, por fim, 45% não conheciam um museu ou foram somente uma vez.
O
bom professor é didático
Todo aluno é capaz de aprender. E todo professor
deve ser capaz de ensiná-lo. "De nada adianta um profissional cursar a
melhor faculdade, mas não ter didática, paciência e sensibilidade para
respeitar o tempo e as diferenças de cada aluno", diz a secretária do MEC,
Maria do Pilar Lacerda. O professor deve se valer de técnicas que viabilizem a
aprendizagem das crianças.
"Os alunos têm tempos diferentes de absorção de conteúdo, cabe ao professor perceber as dificuldades e a individualidade dos estudantes e assim desenvolver métodos de acessar cada um", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni. Isso, junto ao respeito e a atenção direcionada que o professor pode tranqüilizar os alunos que têm mais dificuldade de aprendizado e fazer com que o desempenho deles melhore a longo prazo.
Produzir materiais individuais, incentivar que os alunos se ajudem entre si e oferecer exercícios de reforço são alguns dos recursos que o professor pode utilizar para que nenhum aluno fique para trás e assim igualar o nível da turma.
"Os alunos têm tempos diferentes de absorção de conteúdo, cabe ao professor perceber as dificuldades e a individualidade dos estudantes e assim desenvolver métodos de acessar cada um", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni. Isso, junto ao respeito e a atenção direcionada que o professor pode tranqüilizar os alunos que têm mais dificuldade de aprendizado e fazer com que o desempenho deles melhore a longo prazo.
Produzir materiais individuais, incentivar que os alunos se ajudem entre si e oferecer exercícios de reforço são alguns dos recursos que o professor pode utilizar para que nenhum aluno fique para trás e assim igualar o nível da turma.
O
bom professor motiva e inspira seus alunos
"A maior bandeira que um professor de
qualidade levanta é a relação que tem com seus alunos", diz a secretária
do MEC Maria do Pilar Lacerda. Uma relação positiva entre o docente e o
estudante faz toda a diferença no aprendizado. Sentir-se confortável e seguro
diante do professor é estimulante para qualquer um.
Receptividade, paciência, sensibilidade, atenção e respeito são essenciais. "A forma de conduzir os alunos, acompanhá-los, de respeitar as diferenças, ter um bom relacionamento com pais e interesse pelos estudantes favorecem a aprendizagem, assim como a empatia e a disponibilidade, desde que isso não comprometa a autoridade do professor, o que também é importante", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.
Receptividade, paciência, sensibilidade, atenção e respeito são essenciais. "A forma de conduzir os alunos, acompanhá-los, de respeitar as diferenças, ter um bom relacionamento com pais e interesse pelos estudantes favorecem a aprendizagem, assim como a empatia e a disponibilidade, desde que isso não comprometa a autoridade do professor, o que também é importante", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.
O
bom professor entra na realidade do aluno
Para que o aluno se identifique com o professor, é
preciso que este conheça sua realidade. "Reconhecer o que é infância,
adolescência, respeitar as fases de amadurecimento, identificar diferenças e
conhecer o processo cultural nos quais os jovens se envolvem são itens
importantes, já que a relação entre professor e aluno inevitavelmente
compreende um choque de gerações, valores e culturas", diz a secretária do
MEC, Maria do Pilar Lacerda.
Conhecer e imergir na realidade dos alunos é uma característica importantíssima que o professor de qualidade deve apresentar, já que isso representa não apenas uma aproximação entre as duas partes, como um acesso mais fácil e uma adaptação de postura, quando necessário.
Conhecer e imergir na realidade dos alunos é uma característica importantíssima que o professor de qualidade deve apresentar, já que isso representa não apenas uma aproximação entre as duas partes, como um acesso mais fácil e uma adaptação de postura, quando necessário.
O
bom professor estimula a curiosidade
A curiosidade impulsiona o conhecimento, já que
instigados por um determinado assunto, os alunos passam a se interessar mais,
buscar novas informações e tirar dúvidas, o que promove o debate e beneficia a
aprendizagem. Os alunos devem se sentir bem e à vontade na escola para
expressar a curiosidade. A maneira com a qual o professor lida com dificuldade
dos alunos é de fato determinante para a aprendizagem, uma vez que inibidos
para tirar as dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e consequentemente
atrasam e comprometem o desempenho.
"Bons professores brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem dúvida são ótimos caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e se incomoda com estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele dá a matéria e pronto, o que de maneira alguma é o ideal", opina Maria do Pilar Lacerda.
"Bons professores brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem dúvida são ótimos caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e se incomoda com estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele dá a matéria e pronto, o que de maneira alguma é o ideal", opina Maria do Pilar Lacerda.
O
bom professor está disponível
Limitar-se à grade curricular é o pior erro que um
professor pode cometer. Além de não motivar os alunos e restringir a relação
exclusivamente ao âmbito profissional, sem afetividade, o próprio professor sai
perdendo, já que os alunos, apesar de estarem na posição de aprendizes, muitas
vezes também têm muito a oferecer.
"Criar uma parceria com o aluno, na qual os dois aprendam, estejam abertos a críticas e dispostos a crescer e melhorar é outro fator totalmente determinante no aprendizado dos estudantes. O professor não pode ter uma sensação de auto-suficiência, ao contrario, o conhecimento dele deve ser construído em parceria com o aluno e vice-e-versa, assim, está em constante formação", explica Cataria Greco.
"Criar uma parceria com o aluno, na qual os dois aprendam, estejam abertos a críticas e dispostos a crescer e melhorar é outro fator totalmente determinante no aprendizado dos estudantes. O professor não pode ter uma sensação de auto-suficiência, ao contrario, o conhecimento dele deve ser construído em parceria com o aluno e vice-e-versa, assim, está em constante formação", explica Cataria Greco.
O
bom professor é valorizado
Assim como os alunos, os professores também
precisam ser estimulados. Melhores salários, cargas horárias justas e até mesmo
bonificações periódicas são alguns recursos que os gestores das escolas podem
utilizar para gratificar os docentes e fazer com que eles se sintam
valorizados, o que sem dúvida reflete em seu desempenho em sala de aula.
Conhecer as ações que a escola do seu filho promove para que seus profissionais se sintam motivados é outra maneira de acompanhar de perto a realidade dos professores. Docentes que trabalham em condições corretas consequentemente conseguem transmitir o conteúdo de forma produtiva aos alunos.
Conhecer as ações que a escola do seu filho promove para que seus profissionais se sintam motivados é outra maneira de acompanhar de perto a realidade dos professores. Docentes que trabalham em condições corretas consequentemente conseguem transmitir o conteúdo de forma produtiva aos alunos.
Como
identificar o bom professor
Todos os itens a cima formam um conjunto de
atributos que bons professores apresentam. Ser crítico quanto a isso é a melhor
forma de verificar a qualidade da escola do seu filho e se os professores têm
condições de contribuir para boa aprendizagem de seus alunos. "Isso só
acontece de forma adequada quando há uma troca positiva entre o aluno e o
professor, o que só é possível com bons profissionais, que posteriormente podem
estimular os alunos e assim sucessivamente", explica a orientadora
educacional Cataria Greco.
Além da formação, o determinante é a atitude diante dos alunos. "A principal característica que um professor de qualidade apresenta é a maneira de conduzir a curiosidade e as dúvidas de cada aluno", diz Maria do Pilar. Catarina completa, "um bom professor potencializa um bom aluno e vice-e-versa", Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.
Além da formação, o determinante é a atitude diante dos alunos. "A principal característica que um professor de qualidade apresenta é a maneira de conduzir a curiosidade e as dúvidas de cada aluno", diz Maria do Pilar. Catarina completa, "um bom professor potencializa um bom aluno e vice-e-versa", Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.
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