1. Encestar o arco
Faixa etária: De 8 a 11 anos
Objetivos: Desenvolver explorando os
movimentos naturais e logo após os mais complexos fazendo com que os mesmos sejam
de uma forma progressiva
Número de jogadores: De 10 a 25 alunos
Área de jogo: Em sala de Aula ou no
pátio da escola
Materiais: Arcos
Forma de organização: O professor
divide os alunos em colunas, colocam-se a uma distância determinada por ele, os
outros do outro lado. O primeiro da coluna com o arco terá que encestar o arco
em seu companheiro. Após o ato, este virá correndo, passando o arco para o
próximo, e dirige-se para o final da coluna, e o aluno que lançou o arco tomará
o lugar do que foi encestado. O jogo termina quando o primeiro aluno voltar à
sua posição inicial.
Variações: 1ª: Dividem-se os alunos em
colunas, o primeiro de cada coluna deverá lançar o arco, girando para cima e
tentar entrar embaixo, tentando se encestar.
2ª: Dividem-se os alunos em colunas. À
voz de comando do professor, os alunos deverão ir passando por dentro do arco e
o professor orientará como se deve realizar o exercício. Logo, eles irão
descobrindo as diversas maneiras de desenvolver a atividade (como pular corda).
2. Prender
a bola
Faixa etária:
De 5 anos acima
Objetivos:
Incentivar a socialização, convivência e companheirismo e domínio.
Número de
jogadores: De 10 a
25 alunos
Materiais:
Arcos e bolas de tênis
Área
de jogo: Em sala de aula ou no pátio da escola
Forma de organização: Os alunos serão
divididos em duplas e o professor demarcará o espaço a ser percorrido. Os
alunos (duplas) de cada grupo prenderão uma bola ou um outro objeto na testa e
enlaçados com um arco à cintura. À voz de comando, estes, com as mãos para
trás, levarão esse objeto sem deixar o arco cair até à dupla de seu grupo.
Variações: 1ª: Os alunos em duplas, o
professor colocará uma tira de elástico (ou similar) nos braços e pernas,
prendendo um ao outro. À voz de comando, estes sairão andando, combinando os
passos e entregarão a bola para a outra dupla, vencendo o grupo que terminar todas
as duplas primeiro.
2ª: Os alunos, na mesma formação
anterior, com os braços e as pernas presas um ao potro, terão que chegar aos
seus companheiros, mas irão passando por dentro do arco, entregando o arco par
colegas.
3. Corrida de jornal em duplas
Faixa etária:
De 8 a 11
anos
Objetivos:
Desenvolver o equilíbrio, a interação e a cumplicidade em grupo de trabalho.
Número de
jogadores: Grupos de 6 alunos
Área de jogo:
Sala de aula ou ao solo
Forma de organização: As duplas unidas
por argola de câmara de ar nos tornozelos, de posse cada dupla de duas folhas
de jornal. Após a organização, cada dupla ficará sobre um jornal e colocará
outro à frente. Ao sinal do professor, a dupla passará para o jornal da frente
e puxará num segundo momento, o jornal que ficou para trás, para sua frente,
repetindo o gesto que ultrapassem a linha de chegada. Não será permitido
deslocar-se fora do jornal.
Materiais:
Jornais, câmaras de ar ou argolas.
Variações:
Em duplas dentro de um círculo feito de giz e numerados, solicitar uma dupla de
posse de um jornal amassado esta dupla fora do círculo, joga o jornal amassado
para cima e chama um número. Neste momento todos devem trocar de lugar. A dupla
chamada, de posse do jornal amassado, tentará atingir os participantes antes
que consigam efetuar a troca, e o participante da dupla que for atingido
passará para fora dos círculos. A dupla que conseguir êxito na troca não poderá
ser mais atingida.
4.Vamos acordar?
Faixa etária:
De 8 anos acima
Objetivos:
Desenvolver a percepção, agilidade e atenção.
Número de jogadores:
De 10 alunos acima
Área
de jogo: Em sala de aula ou qualquer outro local
Forma de organização: Os alunos
dispostos em círculo sentados ao chão, ou em cadeiras ou até mesmo em pé, as
mãos cruzadas dispostas sobre o peito. Um aluno ficará no meio do círculo com
uma bola que deverá ameaçar lançá-la a qualquer aluno que estiver no círculo,
este não poderá mover as mãos a não ser que realmente ele lance, portanto o
aluno deverá pegá-la. O aluno que mover as mãos ou se laçada a bola e deixá-la
cair, sairá fora da brincadeira e assim por diante, até que restar somente um
aluno dentre todos os do círculo.
Materiais: Bola
Variações: Lenço a trás. O s alunos
dispostos em círculo em pé, um aluno ficará ao centro deste e outro fora. O
aluno que estiver fora deverá percorrer o círculo e apenas deixar o lenço cair
atrás de um dos companheiros. O aluno do centro que certamente estará atento
deverá tentar pegar o roubar o lenço de trás do amigo antes que ele perceba que
este se encontre lá. Este não percebendo será o aluno do centro e assim
sucessivamente.
5. Trocar de roupas (jogo de estafeta)
Faixa etária:
De 7 anos acima
Objetivos:
Memorização, companheirismo e agilidade.
Número de
jogadores: De 10 a
20 alunos
Área de jogo:
Pode ser em sala de aula mesmo
Forma de organização: A critério do
professor, ele poderá trazer as roupas ou combinará com os alunos para trazerem
roupas (boné, calção, camisas etc.), suficientes para o depósito da
brincadeira. Dividem-se os alunos em colunas. À voz de comando, os primeiros de
cada coluna deverão vestir a s roupas, correrem até o lugar marcado, tirá-las e
voltarem, tocarem na mão do companheiro e este irá até o local, vestirá as
roupas e voltará, e passando para o próximo. É importante se iniciar com duas
peças e irem acrescentando outras no decorrer da brincadeira.
Materiais: Roupas em geral e
acessórios.
Variações: Pegar objetos; dividem-se
os alunos em grupo. O professor designará o objeto a ser levado. Ao comando do
professor, os primeiros alunos de cada grupo deverão pegar o objeto determinado
e levar até o seu companheiro. Repete-se a brincadeira. Incrementando com
outros objetos. Orientar aos alunos quanto à entrega dos objetos, que deverá
ser na mão do seu companheiro. O professor deverá colocar objetos de vários
tamanhos.
6. Alvo móvel
Faixa etária:
7 e 8 anos
Objetivos: Desenvolvimento e domínio
às coordenações dos movimentos diversificados, habilidade e agilidade.
Número de jogadores: 20 alunos
Área de jogo: Solo
Forma de organização: Dividem-se os
alunos em dois grupos, ficando cada grupo de um lado do espaço demarcado e cada
aluno em posse de qualquer tipo de bola. O professor arremessará um alvo para
cima e os alunos, à voz de comando, deverão tentar acertar esse alvo.
Obs.: Poderão ser bolas de meias.
Materiais: Bolas e por ex: um boneco
como alvo
Variações: 1ª: Colocados da mesma
forma anterior, agora estes deverão rolar a bola para o colega, podendo variar,
rolando com as duas mãos, só com a direita ou à esquerda. 2ª: Pode-se
arremessar a bola de costas para o colega, este pega a bola, vira e arremessa
para o companheiro, criando-se variações.
7. Handebol
com Alvo
Faixa-etária:
De 8 aos 12 anos
Objetivos:
percepção, noção de espaço, trabalhar em equipe.
Número de
jogadores: De 14 a
20 alunos
Área do jogo:
Quadra ou espaço livre para marcar
Forma de organização: Dois grupos com
números iguais de alunos, diferenciarem os grupos A e B. Demarcar a área do gol
com uma corda de 5 a
6 metros
de comprimento. Nos gols será pendurado um arco ou pneus. Regras: Não é
permitido entrar na área do gol ou pisar na linha, se isso ocorrer, o grupo
perdera a posse da bola. Não é permitido dar mais de 3 passos com a bola.
Quicar a bola no solo para passar ao colega. Será considerado vencedor o grupo
que marcar maior número de pontos.
Materiais:
1 bola, 1 corda e 2 arcos.
Variação:
Realizar a mesma atividade, mas em duplas e colocar mais arcos.
8. Distribuir e recolher
Faixa-etária:
De 6 a 10
anos
Objetivos: O
trabalho em equipe, percepção motora ao recolher e distribuir, noção de espaço
e agilidade.
Número de
jogadores: De 20 a 30 alunos
Área do jogo:
Quadra, espaço livre ou na sala.
Forma de organizaçã : Dois grupos com
números iguais de alunos, estarão em coluna atrás de uma linha demarcada. Na
frente das colunas serão colocadas quatro bolas para cada grupo, ao lado da
linha de saída. O primeiro corredor deverá carregá-las uma a uma, em quatro
corridas, colocando-as dentro dos arcos dispostos à frente. O corredor seguinte
deverá apanhá-las uma a uma em quatro corridas. Será vencedor o grupo que
terminar em primeiro
Materiais: 4 bolas, 4 arcos e 2
caixas.
Variação: Em duas colunas de alunos, colocarem
as caixas quatro metros à frente, um aluno irá segurar um arco em cima da caixa,
mas um pouco para frente, os alunos nas colunas tentarão acertar a bola dentro
do arco e cair na caixa.
9. Bola ao túnel
Faixa-etária: De 7 aos 11 anos
Objetivos: Motricidade, agilidade,
espaço e percepção.
Número de
jogadores: De 15 a
25 alunos
Área de jogo: Quadra ou na sala de
aula.
Forma de organização: Os alunos
formarão um círculo com as pernas
afastadas, os pés encostados uns aos
outros e as mãos nos joelhos. O professor ficará no centro jogando uma bola
entre as pernas dos alunos, que por sua vez, não deixarão a bola passar por
debaixo de suas pernas, entrará no círculo e com outra bola ajudará o professor
nos arremessos, dificultando para os demais alunos.
Materiais: 2 bolas
Variação: Com o mesmo material, fazer
duas colunas dar a bola para o primeiro e assim vai passando, pode ser por cima
da cabeça, das pernas e de lado o ultimo irá ser o primeiro, assim
sucessivamente.
10. Chute aos cantos
Faixa-etária:
De 8 aos 12 anos
Objetivos:
Socialização, noção de espaço, integração grupal.
Número de
jogadores: De 16 a
20 alunos
Área do jogo:
Quadra ou espaço livre para marcar
Forma de organização: Montar dois
grupos com número igual de alunos. Nas linhas de fundo da quadra fazer dois
quadrados que serão as bases. A quadra será dividida ao meio, de um lado ficara
o grupo A e, nas bases, alunos do grupo B do outro lado, o grupo B e, nas
bases, alunos do grupo. Ao sinal, o grupo que está com a posse da bola deverá,
em seu campo, fazer três passes e chutar nos campos, para uma de suas bases pegarem
à bola. O grupo adversário tentará interceptar a bola com os pés. Caso a bola
do grupo que chutou chegue às suas bases e o aluno segure a bola sem cair do
quadrado ou pisar na linha, será considerado ponto. Quando um dos grupos marcarem
ponto a bola a bola será do grupo adversário. Será considerado vencedor, o
grupo maior número de pontos.
Materiais: 1 bola
Variação: Pode-se trabalhar o jogo da
bandeirinha, na mesma quadra, com divisão dos alunos, competirem ao pegar a
bandeirinha do adversário.
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