É importante que os professores tenham
muito claro quais são as funções da escola. Coloco aqui para
reflexão e discussão algumas citações de Sacristán & Goméz (2000) sobre o
objetivo básico da escola e as suas funções sociais, seguidas de algumas questões.
Posteriormente, indicarei outras leituras e meus
próprios comentários.
A escola deve prover os indivíduos
"não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e
capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas
de comportamento". Assim, tem como objetivo básico a
socialização dos alunos para:
- "prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho" (p. 14) - indivíduos produtivos;
- "que se incorporem à vida adulta e pública..." (p.15) - cidadãos.
1. Função reprodutora
(socialização do indivíduo): "garantir a reprodução social e cultural
como requisito para sobrevivência mesma da sociedade". (p. 14)
2. Função educativa 1 (que eu chamaria
de compreensiva): "utilizar o conhecimento para compreender as
origens das influências, seus mecanismos, intenções e conseqüências, e oferecer
para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a
sociedade desse tipo de processo de reprodução"(p.22);
3. Função compensatória: "atenuar,
em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se
defender nas melhores condições possíveis, no cenário social"(p. 24);
4. Função educativa
2 (que eu chamaria de transformadora): "provocar e facilitar a
reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as)
alunos(as) assimilam direta e acriticamente nas práticas sociais de sua
vida anterior e paralela à escola"(p.25).
Questões para serem refletidas
por nós professores.
1. Será que ao perguntarmos aos
professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de
ensino, pais dos alunos e aos próprios alunos quais são as funções
sociais da escola, eles responderão de imediato e objetivamente? Por quê?
2. A proliferação de faculdades
particulares tanto nas capitais com em pequenas cidades do interior, em todo o
Brasil, aparentemente atende as funções sociais reprodutora
transformadora e compensatória. Porque elas não são de fato cumpridas?
3. E as instituições públicas de Ensino
Superior, estão todas elas cumprindo as suas funções sociais?
4. Qual a relação que vocês, como
equipe, estabelece entre as funções da escola e a formação do professor?
5. Qual é a relação existente entre as funções da
escola e a elaboração e execução do projeto curricular?
6. Qual a articulação que se pode estabelecer entre
os cursos de Pedagogia e os de Licenciatura e as funções da escola?
Referências
Bibliográficas:
Sacristán, J. Gimeno & Goméz, A. I.
Peréz . As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do
conhecimento e da experiência.Compreender e transformar o ensino. Porto
Alegre: ARTMED, 2000.
Leitura complementar: Educação Hoje:
questões em debate: Mesa redonda. Estudos Avançados 15 (42) p. 11-43)
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