COMPORTAMENTO
Assíduo.
Atencioso.
Extrovertido.
Participativo.
Pronuncia as palavras sem
dificuldades.
ATIVIDADES
Demonstra interesse pelas
atividades.
Realiza as atividades.
Raciocínio lógico.
Raciocínio ágil.
Ajuda os colegas.
Apresenta escrita.
Cuidadoso.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
Usa a linguagem oral para
conversar, brincar, comunicar, expressar desejos, necessidades, opiniões, preferências
e sentimentos.
Relata suas vivências nas
diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Elabora perguntas e
respostas de acordo com os diversos contextos nos quais participa.
Participa de situação que
envolve a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e ponto de vista.
Relata experiências vividas
e narra fato em seqüência temporal e causal.
Reconta histórias conhecidas
com aproximação às características da história original.
Conhece e reproduz oralmente
jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e
canções.
Participa nas situações onde
os adultos lêem textos de diferentes gêneros.
Reconhece o próprio nome
dentro do conjunto de nomes do grupo.
Observa e manuseia materiais
impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
Valoriza a leitura como
fonte de prazer e entretenimento.
Participa de situações cotidianas
nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Escreve o próprio nome.
Produz texto individual ou
coletivo ditados oralmente ao professor para diversos fins.
Escreve utilizando o
conhecimento que dispõe sobre o sistema alfabético de escrita.
Respeita a própria produção
e a alheia.
MATEMÁTICA
Utiliza contagem oral nas
brincadeiras e em situações necessárias.
Utiliza noções simples de cálculo
mental, como ferramenta para resolver problemas.
Comunica quantidades,
utilizando a linguagem oral, notação numérica ou registros não convencionais.
Identifica a posição de um
objeto ou número numa série explicando a noção de antecessor e sucessor.
Identifica números nos diferentes contextos em
que se encontram.
Compara escrita numérica e
identifica algumas regularidades.
Explora diferentes
procedimentos para comparar grandezas.
Introduz as noções de
medidas de comprimentos, peso, volume e tempo, utilizando unidades
convencionais e não convencionais.
Marca o tempo por meio do calendário.
Reconhece o valor do
dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse da criança.
Representa a posição de
pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente
Identifica propriedades geométricas
de objetos e figuras.
Representa bidimensionalidade
e tridimensionalidade de objetos
Identifica pontos de referências
para situar-se e deslocar-se no espaço.
Descreve e representa
pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referências.
MOVIMENTO
Utiliza-se de movimentos em
situações de interação.
Tem percepção rítmica
Percebe sensações, limites,
potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Participa de brincadeiras e
jogos.
Utiliza-se dos recursos de
deslocamento, das habilidades e de flexibilidade.
Valoriza suas conquistas
corporais.
Manipula materiais, objetos
e brinquedos.
MÚSICA
Reconhece e utiliza as características
geradas pelo silêncio e sons.
Reconhece e utiliza as
variações sonoras.
Participa de jogos e
brincadeiras que envolva dança ou improvisação musical.
Tem desenvolvido a memória
musical.
Escuta obras musicais
diversas.
Reconhece os elementos
musicais básicos.
Informa sobre as obras
ouvidas e seus compositores.
ARTES
VISUAIS
Cria desenhos, pinturas,
colagens, modelagens a partir de seus conhecimentos.
Utiliza-se de elementos
como: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
Explora e utiliza estratégias
de desenho e pintura.
Explora as possibilidades
oferecidas pelos diversos materiais.
Organiza e cuida dos
materiais no seu espaço físico.
Respeita e cuida dos objetos
produzidos individualmente e em grupo.
Valoriza a sua produção, de
outras crianças e a produção de arte em geral.
Conhece a diversidade de
produções artísticas.
NATUREZA
E SOCIEDADE
Formula perguntas.
Participa ativamente na
resolução de problemas.
Estabelece relação simples
na comparação de dados.
Há confronto de suas idéias e
de outras crianças.
Formula coletiva e individualmente
conclusões e explicações sobre o tema em questão.
Utiliza-se de diferentes
fontes para buscar informações.
Conhece locais que guardam
informações.
Faz leituras e interpretações
de registros.
Faz registro de informações,
utilizando-se de formas diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário