segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FICHA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


COMPORTAMENTO
Assíduo.
Atencioso.
Extrovertido.
Participativo.
Pronuncia as palavras sem dificuldades.

ATIVIDADES
Demonstra interesse pelas atividades.
Realiza as atividades.
Raciocínio lógico.
Raciocínio ágil.
Ajuda os colegas.
Apresenta escrita.
Cuidadoso.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Usa a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar desejos, necessidades, opiniões, preferências e sentimentos.
Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos nos quais participa.
Participa de situação que envolve a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e ponto de vista.
Relata experiências vividas e narra fato em seqüência temporal e causal.
Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Conhece e reproduz oralmente jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Participa nas situações onde os adultos lêem textos de diferentes gêneros.
Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
Observa e manuseia materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Escreve o próprio nome.
Produz texto individual ou coletivo ditados oralmente ao professor para diversos fins.
Escreve utilizando o conhecimento que dispõe sobre o sistema alfabético de escrita.
Respeita a própria produção e a alheia.

MATEMÁTICA
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações necessárias.
Utiliza noções simples de cálculo mental, como ferramenta para resolver problemas.
Comunica quantidades, utilizando a linguagem oral, notação numérica ou registros não convencionais.
Identifica a posição de um objeto ou número numa série explicando a noção de antecessor e sucessor.
 Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Compara escrita numérica e identifica algumas regularidades.
Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Introduz as noções de medidas de comprimentos, peso, volume e tempo, utilizando unidades convencionais e não convencionais.
Marca o tempo por meio do calendário.
Reconhece o valor do dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse da criança.
Representa a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente
Identifica propriedades geométricas de objetos e figuras.
Representa bidimensionalidade e tridimensionalidade de objetos
Identifica pontos de referências para situar-se e deslocar-se no espaço.
Descreve e representa pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referências.

MOVIMENTO
Utiliza-se de movimentos em situações de interação.
Tem percepção rítmica
Percebe sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Participa de brincadeiras e jogos.
Utiliza-se dos recursos de deslocamento, das habilidades e de flexibilidade.
Valoriza suas conquistas corporais.
Manipula materiais, objetos e brinquedos.

MÚSICA
Reconhece e utiliza as características geradas pelo silêncio e sons.
Reconhece e utiliza as variações sonoras.
Participa de jogos e brincadeiras que envolva dança ou improvisação musical.
Tem desenvolvido a memória musical.
Escuta obras musicais diversas.
Reconhece os elementos musicais básicos.
Informa sobre as obras ouvidas e seus compositores.

ARTES VISUAIS
Cria desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seus conhecimentos.
Utiliza-se de elementos como: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
Explora e utiliza estratégias de desenho e pintura.
Explora as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais.
Organiza e cuida dos materiais no seu espaço físico.
Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.
Valoriza a sua produção, de outras crianças e a produção de arte em geral.
Conhece a diversidade de produções artísticas.

NATUREZA E SOCIEDADE
Formula perguntas.
Participa ativamente na resolução de problemas.
Estabelece relação simples na comparação de dados.
Há confronto de suas idéias e de outras crianças.
Formula coletiva e individualmente conclusões e explicações sobre o tema em questão.
Utiliza-se de diferentes fontes para buscar informações.
Conhece locais que guardam informações.
Faz leituras e interpretações de registros.
Faz registro de informações, utilizando-se de formas diferentes.


Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...