Queimada
Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um
time em cada lado da quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e
quando um aluno é queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que
conseguir ficar com mais aluno no seu time.
Futsal
Recreativo
Material: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos
cada, cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer
gol no time adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar
na área, pois também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no
adversário é falta, na marca do Pênalti sem goleiro.
Handebol
Recreativo
Material: Bola de Handebol e Bambo lê
Desenvolvimento: Dois times de 6 alunos, ½ quadra e
um bambo lê amarrado no gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale
um gol. Quando a bola não passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou
perde a posse da bola; a outra equipe dará saída no circulo central.
Handebol
Material: Bola de Handebol e Bambo lês.
Desenvolvimento: é divido em duas equipes os alunos,
espalhados os bambos lês pela quadra e os alunos ficam dispersos na quadra. O
objetivo do jogo é a troca de passe, a equipe que fizer 10 passes seguidos
marca ponto. Para que a equipe possa começar a contar os passe é necessário um
aluno fizer o passe para outro aluno e ele cair dentro do arco (Bambo lê)
quando receber a bola. Não é permitido ficar esperando o passe dentro do bambo
lê e assim que conseguir receber um passe não pode ficar mais de 5 segundos
dentro do bambo lê no chão.
Vôlei
Recreativo
Material: Bola de Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado
da quadra, então começa o jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas
mãos, saque depende da força do aluno). Então um aluno saco, o do outro time
pega, passa a bola pra 3 colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário,
se a bola caiu no chão, então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que
fugir para o funda da quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa
para o outro time e fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego,
é marcado ponto e conta mais um ponto para cada aluno que foi pego.
Basquete
Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo
se passa na quadra de basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10
alunos, quando isso acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe
para os alunos ”Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro” e os fazer usarem os
passes. “Não é permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola, o
aluno que está com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não
pode andar e nem bater a bola” se alguns desses itens forem violados será
marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a
cesta.
Acerte
a Base
Material: Cones, Bolas de Iniciação ou
Garrafas Pet’s ou Bolas de Meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes,
cada equipe tem seu lado da quadra, é dividido o mesmo numero de bolas e cones
para cada equipe, os cones são colocados em lugares variados da quadra de cada
equipe. Objetivo é arremessar a bola de iniciação em direção ao cone e derrubar,
sendo que os componentes da equipe podem ficar na frente do cone evitando
acerta-los.
Quatro
Bases
Material: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas
Pet e Bolas de Handebol ou de meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, é
formado uma quadrado com os cones de mais ou menos 10 metros de um cone para
o outro. Uma das equipes fica dentro do quadrado formado pelos cones e a outra
equipe fica em um cone que servira de cone inicial. O aluno que esta no cone
inicial fica com uma bola e o objetivo dele é arremessar a bola que venha cair
dentro do quadrado feito pelos cones, assim que o aluno jogou a bola ele parti
para o próximo cone, enquanto isso a equipe dentro do cone tentar pegar a bola
o mais rápido possível e derrubar um dos cones do quadrado antes que o aluno do
cone inicial chegue no próximo cone. Se o aluno que saiu do cone inicial passar
cone por cone e chegue novamente no cone inicial sem que a equipe dentro do
quadrado derrube algum cone, essa equipe marca um ponto, e cada aluno que
percorrer todo o caminho passando por todos os cones e chegando no cone inicial
vai marcando ponto. Se a equipe dentro do quadrado acertar o cone antes que
cada aluno chegue no seu cone, a equipe dentro do quadrado vai para o cone
inicial e a equipe que estava no cone inicial vai para dentro do quadrado.
Variações: Colocar mais de quatro cones e em uma
distancia mais perto para facilitar um pouco o jogo.
Um comentário:
Obrigado! Este post serviu para um trabalho meu de ed. fis :) Valeu ^^
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