segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Funções da Avaliação Escolar


Qual é a função da avaliação na escola de hoje? 

Como atualizar seus significados consagrados e ampliar o repertório de suas possibilidades? 

            A função da avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajudar a interferir ativamente em uma situação em curso ou que está sendo planejada. Para Lino de Macedo, é muito difícil avaliar: “Atribuir valores é uma tarefa muito complexa, pois assimilar seus observáveis, isto é, os aspectos que nos permitem inferir sua presença ou ausência supõem uma formação teórica e prática que não pode ser dominada de imediato.” 
          Segundo Macedo, para avaliar um aluno seria necessário a utilização de “indicadores”, avaliando as crianças de forma indireta, isto é, através de seus atos em sala de aula e como contrapartida avalia também a qualidade da aula aplicada pelos professores. A utilização desses indicadores seria uma alternativa pra substituir o sistema de avaliação atual, que se basea na utilização de notas, onde tudo o que o aluno produz no bimestre é convertido nelas.      
            Esse sistema é conhecido como conceitual ou classificatório. A avaliação da forma conceitual as subdivide em funções diversas, são elas: selecionar, diagnosticar, antecipar, orientar, regular e certificar.

*Selecionar – quando as escolas utilizam como forma de ingresso, processos seletivos.

*Diagnosticar – checar e identificar através de sintomas, possíveis dificuldades dos alunos.

*Antecipar – procurar identificar de forma antecipada (planejar) as ações em favor daquilo que se quer transmitir aos alunos.

*Orientar – procurar apoiar ao aluno de forma constante durante as aulas.

*Regular – tem função de produzir um sistema de avaliação, onde o aluno seja acompanhado de forma constante.

*Certificar – é o momento final do processo de avaliação, onde o aluno recebe um certificado que atesta seu aprendizado e o qualifica pra uma etapa superior.
Portanto, o processo de avaliação não consiste apenas em “dar nota” aos alunos, e sim avaliar todo o sistema (escola, professor e aluno).

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