Qual é a
função da avaliação na escola de hoje?
Como atualizar seus significados
consagrados e ampliar o repertório de suas possibilidades?
A função da
avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas,
sobretudo, ajudar a interferir ativamente em uma situação em curso ou que está
sendo planejada. Para Lino de Macedo, é muito difícil avaliar: “Atribuir
valores é uma tarefa muito complexa, pois assimilar seus observáveis, isto é, os
aspectos que nos permitem inferir sua presença ou ausência supõem uma formação
teórica e prática que não pode ser dominada de imediato.”
Segundo Macedo, para
avaliar um aluno seria necessário a utilização de “indicadores”, avaliando as
crianças de forma indireta, isto é, através de seus atos em sala de aula e como
contrapartida avalia também a qualidade da aula aplicada pelos professores. A
utilização desses indicadores seria uma alternativa pra substituir o sistema de
avaliação atual, que se basea na utilização de notas, onde tudo o que o aluno
produz no bimestre é convertido nelas.
Esse sistema é conhecido como conceitual
ou classificatório. A
avaliação da forma conceitual as subdivide em funções diversas, são elas:
selecionar, diagnosticar, antecipar, orientar, regular e certificar.
*Selecionar
– quando as escolas utilizam como forma de ingresso, processos seletivos.
*Diagnosticar
– checar e identificar através de sintomas, possíveis dificuldades dos alunos.
*Antecipar
– procurar identificar de forma antecipada (planejar) as ações em favor daquilo
que se quer transmitir aos alunos.
*Orientar
– procurar apoiar ao aluno de forma constante durante as aulas.
*Regular
– tem função de produzir um sistema de avaliação, onde o aluno seja acompanhado
de forma constante.
*Certificar
– é o momento final do processo de avaliação, onde o aluno recebe um certificado
que atesta seu aprendizado e o qualifica pra uma etapa superior.
Portanto, o processo de avaliação não consiste apenas em “dar nota” aos alunos, e sim avaliar todo o sistema (escola, professor e aluno).
Portanto, o processo de avaliação não consiste apenas em “dar nota” aos alunos, e sim avaliar todo o sistema (escola, professor e aluno).
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